Tempo: O seu bem mais valioso

Tempo: O seu bem mais valioso

Falar sobre produtividade é falar sobre tempo. Frequentemente pergunto aos meus mentorados e alunos: Você quer ter mais tempo para quê?

Se o seu dia tivesse mais de 24 horas você seria mais feliz, mais organizado?  Maiis pontual ou mais saudável?

Sinto lhe dizer, o que você não faz em 24 horas, também fará em 36 ou 48. A grande questão não é a quantidade de tempo e sim o que se faz com o tempo.

 

Para onde vai o seu tempo?

Todos os dias, ao acordar você recebe como dádiva da vida 24 horas. A beleza disso é que o tempo apesar de ser valiosíssimo é extremamente democrático. Todas as pessoas do planeta terra recebem a mesma quantidade de horas por dia.

A grande questão é com o que você utiliza esta dádiva.

 

Não venha me dizer que você trabalha 24 horas por dia – inclusive se faz isso, está fazendo errado, muito ocupado está longe de ser sinonimo de produtividade.

Existe uma máxima que diz: Só é urgente aquilo que não foi feito no tempo certo. Para mim, esta é uma grande verdade.

 

Quantidade de tempo x Qualidade de tempo

 

Se você tem filhos, como é a qualidade do tempo que passa com eles? As mães me dirão que passam bastante tempo com seus filhos. Mas este é um tempo de qualidade? Pense bem…

Ficar o dia todo gritando, perdendo o controle das suas emoções e no fim do dia estar exausta mental e fisicamente não deve ser sinonimo de qualidade…

Quanto tempo de qualidade você tem com sua família?
Minha família e eu em uma pequena viagem. Um pequeno exemplo do que pode ser um tempo de qualidade.

Se é casado, o quanto do seu tempo você dedica ao seu parceiro? O quanto investe na qualidade do seu relacionamento? Como anda a vida sexual?

Se seus pais e avós forem vivos, você já parou para pensar que o tempo de vida deles pode estar chegando ao fim? Você está aproveitando enquanto eles ainda estão por aqui?

E para você, quanto tempo você dedica? Como estão os cuidados com a alimentação, a qualidade do sono, como vai a sua saúde?

Neste momento talvez você esteja pensando em mil justificativas para as perguntas que fiz.

Se é esse o caso, sugiro fortemente que você leia este texto:

Vitimismo: Você conhece esse sabotador?

 

 

Informação x Conexão x Tempo

 

Atualmente temos uma tempestade de informações. Conseguimos assistir aulas, ver notícias, ouvir e ler livros online e conversar com pessoas do mundo todo. A grande pergunta é, quais informações são de fato relevantes? Quais irão agregar alguma coisa positiva?

 Se você dedica seu tempo para essa enxurrada de informações, certamente irá faltar tempo para conversar com quem está ao nosso lado.

Lembro de uma situação que vivi em Hong Kong – mas poderia ser em qualquer lugar do mundo. Meu marido e eu fomos a um restaurante e nos deparamos com um jovem casal sentado próximo a nossa mesa. Cada um imerso no seu celular. Quando a comida chegou, tiraram algumas fotos, pagaram a conta e foram embora.

Não conversaram, não comeram e a interação que tiveram foi para tirar fotos.

Na época aquilo me chocou, mas percebo que infelizmente não estamos vivendo uma realidade que prioriza a quantidade de amigos, informações e experiências e isso tem nos afastado da qualidade.

 

Veja aqui esse vídeo do professor Pedro Calabrez: Redes Sociais e Desperdício de Tempo

 

 

Piloto automático / Círculo vicioso / Efeito manada

 

São inúmeros termos que definem o que estamos vivenciando hoje em dia. Penso que estamos num processo de hipnose coletiva. O famoso “efeito manada”é estimulado em todas as esferas da vida. Mas nós temos o poder de escolha: A escolha de sair da manada.

Pense para onde vai o seu tempo. Avalie se de fato temos de estar 100% do tempo conectados. O que vai acontecer se você não responder as mensagens dos 15 grupos do whatsapp que você faz parte? Se perder um a notícia, se não ver a publicação de alguém famoso?

Experimente trocar 15 minutos de conexão por 15 minutos com seu filho, 15 minutos com seus pais ou com você mesmo. Aí sim você estará trocando quantidade de informação por qualidade de tempo.

 

Você vai colher aquilo que plantou

Independente da escolha que você fizer o tempo vai passar.Daqui a 12 meses você pode estar da mesma forma que está hoje, ou pior, pode estar cansado, apático, desmotivado, obeso e deprimido. Não fazer nada já é uma escolha, pense nisso

 

Por que não escolher tomar posse das suas próximas 24 horas e fazer um movimento diferente? Escolha ser o capitão da sua alma, senhor do seu destino.

Comece agora!

Protagonize-se.

Um beijo!

Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *