Prioridade e foco: Você tem isso claro?

Prioridade e foco: Você tem isso claro?

Nas últimas semanas tive que colocar em prática tudo o que já li estudei e já ensinei a respeito de prioridades e foco.

Ter um entendimento claro de quais são seus valores, o que te move, facilita e muito a estabelecer suas prioridades e no que você deve focar sua atenção e energia em cada período da sua vida.

Mas o que é prioridade?

Prioridade é o que vem primeiro, o mais importante.

Portanto, entenda que:

sempre a prioridade deve ser você.

Antes dos filhos, do marido, dos seus pais.

A primeira vista pensar assim pode soar como egoísmo. Mas veja da seguinte forma:

Se estamos bem, felizes e saudáveis teremos condições de oferecer nossa melhor versão para quem amamos e em todos os nossos projetos.

Não adianta muito você dizer que prioriza sua família se anda tão cansada e desgastada que não consegue ter tempo de qualidade com seus filhos e marido. Já ultrapassou todos os limites e não tem paciência e vontade para nada.

Também não faz muito sentido priorizar o trabalho, e não ter tempo para cuidar da sua  saúde ou não ter condições de ter um relacionamento de verdade e uma companhia para desfrutar com você o resultado do seu sucesso.

Você é a sua prioridade

Pense bem, faz sentido? Não faz. Por isso a importância em se priorizar.

A prioridade é a mesma mas o foco pode mudar

Entretanto, em alguns momentos da nossa vida precisamos focar em algumas coisas e deixar outras em segundo plano. Esse movimento faz parte da vida.

Quem nunca passou por alguma demanda fora do planejamento que atire a primeira pedra.

Se você me acompanha nas redes sociais, percebeu que nas últimas semanas não publiquei praticamente conteúdo algum, também não fui a academia como de costume e suspendi o lançamento de um curso bem como adiei algumas mentorias que iria começar.

Por que?

Porque precisei focar em uma mudança que não havia sido planejada e ainda peguei Covid-19 no meio da mundança! (Gosto de dizer que a palavra tédio não pertence a minha vida rsrs)

Porém, o pulo do gato acontece quando conseguimos ter uma visão macro da nossa vida, entender quais são nossos valores e saber quando devemos focar em alguns projetos em detrimento de outros.

Se você me acompanha a mais tempo, também viu que eu passei por uma situação semelhante em 2020 quando por conta da pandemia do COVID-19, tive de me mudar com minha família de Hong Kong para o Brasil. Também não foi uma mudança planejada, mas atravessamos o mundo (de novo) de mala e cuia sem grandes problemas.

Mas o que fazer quando coisas inesperadas acontecem?

Primeiramente, aprenda com elas. Enxergue os desafios como formas de aprendizado, como pequenos testes que a vida te dá que farão com que você fique mais forte, mais capaz. Desde que me casei já nos mudamos de casa 9 vezes e tem ficado cada vez mais fácil…

Na prática, o que eu fiz foi colocar no papel que eu precisava concluir minhas mudança o mais rápido possível, para o meu conforto e para garantir a adaptação e bem estar da minha família.

E assim eu fiz, criei uma estratégia para fazer essa mudança de forma rápida, organizada e tranquila. E decidi que concentraria toda a minha atenção e energia para fazer esse processo acontecer.

Foquei no que era prioridade naquele momento e direcionei meus esforços para esse projeto. Mas sem esquecer da “prioridade principal” o meu bem estar e em seguida o bem estar da minha família.

Quando você tem claro o que é importante para você, o que você quer, fica fácil criar um plano de ação para alcançar seus objetivos.

E neste plano de ação entram muitos “nãos”. Se a gente diz sim para tudo e para todos fica muito difícil (para não dizer impossível) concluir suas metas.

Se ocorre o contrário, se não há clareza dos objetivos, ficamos perdidos, vivendo reagindo aos estímulos externos, bem no contexto da música: “Deixando a vida me levar”.

Leia também

http://Disciplina e determinação

Colocando em prática

Quero te propor um desafio.  Eleja o que será uma prioridade para você em 2022.

Coloque no papel qual será o seu foco: pode ser perder peso, melhorar o casamento, melhorar a relação com os filhos, pode ser também relacionado a questão profissional ou espiritual.

Tendo claro seu foco, defina como você irá chegar até lá. Crie seu plano de ação, estabeleça data para começar e terminar o seu projeto.

Tenha claro o que fazer diariamente para se aproximar do seu objetivo final e tenha claro também atitudes e pessoas que te afastam do seu propósito.

Coloque esse plano em um lugar visível e dê todos os dias um passo que se aproxime de seu objetivo!

Assista aqui esse vídeo do Leandro Karnal sobre foco

Como manter o foco e atingir seus objetivos?

Compartilhe comigo seu progresso!

Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *