Kung Fu: uma arte marcial milenar — parte 2

Kung Fu: uma arte marcial milenar — parte 2

Morar em Hong Kong tem me permitido aprender todo dia um pouco mais sobre a incrível cultura oriental, que é tão rica e inspiradora. Atualmente eu tenho estudado mais sobre as artes marciais e o foco do momento é o Kung Fu. Por isso, preparei dois posts para compartilhar com vocês o que tenho aprendido.

Confira o primeiro post desta série sobre o Kung Fu:
Kung Fu: uma arte marcial milenar — parte 1

O Kung Fu é uma arte marcial milenar chinesa que nasceu a partir da necessidade de sobrevivência dos antepassados durante as lutas contra inimigos e animais.
Hoje ele é praticado com o objetivo proporcionar o equilíbrio através da busca pelo conhecimento da mente e do corpo.
O termo Kung Fu significa trabalho árduo e remete a algo que foi alcançado através do esforço e dedicação.

Kung Fu no mundo

Bruce Lee, um dos artistas e lutador de artes marciais mais influentes do mundo, teve um importante papel na difusão do Kung Fu fora da China.
Os filmes de Lee ganharam popularidade e despertaram no Ocidente um grande interesse pelas artes marciais chinesas.
Conheça alguns filmes de Bruce Lee: clique aqui

Atualmente o Kung Fu é praticado no mundo inteiro por pessoas de todas as idades. No Brasil há diversas escolas de Kung Fu, com ênfase em vários estilos.

Principais estilos

O Kung Fu trabalha o controle físico, emocional e mental. É muito rico em técnicas de defesa, mas possui também técnicas de ataque. Estima-se que existam mais de 1000 estilos de Kung Fu, mas apenas algumas centenas deles são catalogados.

O estilo é um conjunto de técnicas baseado em um único princípio. Há estilos que focam na força da perna, outros na dos braços ou punhos. Alguns possuem movimentos ágeis, outros lineares ou ainda circulares. Na prática também há saltos, torções, voadoras, semi mortais e incontáveis outros. Em suma, tem estilo para todos os gostos e necessidades!

Confira a seguir um resumo de alguns dos principais estilos praticados atualmente:
  • Louva-a-deus: é um dos estilos mais famosos no mundo. Baseia-se nas técnicas de caça do inseto louva-a-deus;
  • Garra de Águia: trabalha golpes que representam a águia em sua força e agilidade (movimentos rápidos, saltos, garras e torções);
  • Shaolin do Norte: considerado o estilo mais famoso da China, trabalha todos os seguimentos do corpo. Desenvolve força, resistência, equilíbrio, velocidade e flexibilidade;
  • Macaco: é considerado um dos estilos mais incomuns, é composto por movimentos e características do macaco, trabalhando bastante as pernas e o salto;
  • Dragão: baseado nos poderes do dragão, possui movimentos longos e contínuos, trabalha bastante o joelho, tornozelo, juntas e cotovelo;
  • Serpente: imita os movimentos das cobras, tem foco na velocidade dos giros e movimentos contínuos.

Outros estilos bastante famosos: Estilo da Serpente; Estilo da Garça; Estilo do Leopardo.

Para conhecer detalhes sobre cada estilo, sugiro uma pesquisa mais detalhada. Cada estilo possui uma história e seu princípio. Vale muito a pena saber mais!

Você pode estar achando estranho o fato de vários estilos terem o nome de animais. Se este for seu caso, confira o primeiro post desta série, pois lá eu conto a origem dessa arte marcial milenar, que está fortemente relacionada com a natureza.

Quero deixar para vocês um canal no Youtube que tem informações muito interessantes acerca do Kung Fu. Confira esta lista com indicações de filmes a respeito dessa arte marcial: clique aqui.

Abraços e até breve!

Gostou deste texto? Você também poderá gostar destes:

Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *