Kung Fu: uma arte marcial milenar — parte 1

Kung Fu: uma arte marcial milenar — parte 1

Assim como eu, você já deve ter ouvido falar do Kung Fu, seja por conhecer algum praticante, por ter assistido algum filme (quem lembra dos de Bruce Lee?), ou até mesmo por uma curiosidade acerca da cultura chinesa.
Antes de vir para Hong Kong, eu não tinha ideia de quão ampla é a arte marcial e o que sabia a respeito vinha exclusivamente de filmes e citações em um ou outro livro.

Neste primeiro texto eu vou compartilhar com vocês alguns aspectos muito interessantes que pude descobrir em minhas pesquisas durante este tempo aqui em Hong Kong.

Leia também:
Um pouco mais do Tai Chi Chuan: vamos praticar?

A história do Kung Fu

O Kung Fu é um conjunto de técnicas de luta individual, surgiu na China e estima-se que seja a mais antiga das artes marciais existentes no mundo.
Há muitas teorias a respeito do surgimento do Kung Fu e muitas delas foram passadas de pais para filhos. Inegavelmente o Kung Fu é milenar, com o surgimento marcado há pelo menos 1.500 a.C. [há teorias que falam em 4.000 a.C].

O Kung Fu foi criado a partir da observação da natureza e do movimento dos animais. No decorrer dos séculos, foram adicionadas novos movimentos à sua prática e outros já existentes foram aprimorados, inclusive levando em conta a condição geográfica e cultura de cada local em que era praticado.

“Kung Fu” é, literalmente, a habilidade conquistada a partir de trabalho árduo — ou seja, é algo que abrange todas as áreas de atividade do ser humano que demandam esforço e tempo para alcançar a maestria, de escritores a músicos.

tskf.com.br

Estima-se que existam mais de 1.000 estilos praticados, sendo que algumas centenas são oficialmente catalogados e reconhecidos.
Já nos primórdios de sua criação, muitos estrategistas de guerra tinham o Kung Fu como grande aliado na construção de um forte exército. O Kung Fu era, então, muito utilizado pelos chineses para defender seus territórios de inimigos e também de animais.

Símbolo do Kung Fu

O símbolo do Kung Fu é o Yin Yang e foi escolhido com o objetivo de representar o equilíbrio em todos os sentidos. O símbolo é dividido em duas partes, preta e branca, que são complementares e remetem à completude.

Saiba mais sobre Yin e Yang: clique aqui.

A prática do Kung Fu

Assim como várias aspectos da cultura chinesa, o Kung Fu busca o equilíbrio tanto físico quanto mental. É uma arte marcial com movimentos ágeis, que aprimora os reflexos, trabalha a concentração, a disciplina e a paciência e tem resultados eficazes no fortalecimento de músculos e ossos.

“A sua prática é um ato de fé e de resistência que permite aperfeiçoar o corpo, a moral, o caráter e a disciplina mental. O corpo de um indivíduo não pode agir sem a interferência da mente e esta deve ser orientada a acalmar o espírito. Esta é a essência do Kung Fu, pois une a mente, o corpo e o espírito”

lutasartesmarciais.com

O Kung Fu foi dividido de acordo com sua localização geográfica, movimentos imitativos, linearidade e circularidade dos golpes e ele foi sistematizado em duas escolas. A externa (associada ao templo Shaolin) e a interna (associada aos templos de Wudang).

A escola interna dá ênfase no fluxo de energia, concentração, respiração, movimentos circulares e força interior. Enquanto a externa enfatiza a força muscular, a mecânica dos golpes, as técnicas lineares e todo o esforço físico externo.

Kung Fu

Os movimentos do Kung Fu

Os movimentos do Kung Fu foram originados a partir da observação do comportamento animal e fazem uso da estratégia ou força pra derrubar o inimigo. Os golpes são inúmeros, possuem diversos graus de dificuldade, e são classificados em estilos. Cada estilo tem seu grupo de movimentos.
Eu particularmente acho os movimentos muito bonitos, uma arte!

Há estilos que focam na força da perna, outros na dos braços ou punhos. Alguns possuem movimentos ágeis, outros lineares ou ainda circulares. Na prática também há saltos, torções, voadoras, semi mortais e incontáveis outros. Em suma, tem estilo para todos os gostos e necessidades!

Os principais estilos de Kung Fu

Agora vocês já sabem que existem vários estilos de Kung Fu catalogados e alguns dos principais são:

  • Estilo Louva-a-deus
  • Garra de Águia
  • Changquan
  • Shaolin do Norte
  • Estilo de Macaco
  • Estilo do Dragão
  • Estilo da Serpente
  • Estilo da Garça
  • Estilo do Leopardo

Fique de olho porque no próximo texto vou contar para vocês um pouco mais sobre os principais estilos de Kung Fu e como ele foi difundido e é praticado no mundo nos dias atuais.

Quanto mais conheço sobre a cultura oriental, mais me encanto e tenho vontade de buscar por mais informações para compartilhar com vocês. Confira aqui no blog minhas descobertas sobre essa incrível cultura milenar.

Gostou deste texto? Leia também:

Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *