Do que você precisa para ser feliz?

Do que você precisa para ser feliz?

Ser feliz é um desejo universal, todos buscam a felicidade, mas a maioria nem sabe explicar direito o que ela é.

 

Será que felicidade é um conceito universal?

 

Apesar de todos desejarem a felicidade, ( ou você conhece alguém que deseje ser triste?), uma coisa é fato: o meu conceito de felicidade certamente é muito diferente do seu. Para alguns, felicidade é poder viajar quando e para onde quiser, para outros, a felicidade está no conforto e no status, para outros, em uma vida calma e tranquila no interior.

 

Mas a questão é, se eu não tenho o que eu quero, ainda assim é possível ser feliz?

 

Ao longo dos anos, tenho observado que na verdade, a felicidade é um conceito muito mais interno do que externo. Se você educa sua mente para ver o lado bom das coisas, ser grato e assumir as responsabilidades do que te acontece, a felicidade vem.

 

Dinheiro traz felicidade?

 

É óbvio que dinheiro e conforto ajudam e muito a proporcionar a sensação de felicidade. Mas se você não tiver um “algo a mais”, “aquela coisa que vem de dentro”, que eu gosto de chamar de presença a sensação de felicidade que vem do externo não se sustenta, ela se esvai com muita facilidade e a sensação de vazio interior é avassaladora.

Já ouviu a expressão “pobre menino rico”? é bem por aí…

 

 

Em resumo, a felicidade real vem de dentro e transborda para fora

 

De acordo com Epicteto, grande filósofo estoico, a felicidade e a liberdade começam com a clara compreensão de um princípio: algumas coisas estão sob o nosso controle e outras não.

 

Isso quer dizer o seguinte, se você condicionar o seu estado de felicidade a coisas que não dependem de você, viverá frustrado e angustiado. Independente se é rico, pobre, saudável, doente…

 

Vou dar um exemplo, você tem algum controle na forma como as pessoas te enxergam? Não tem. Você pode se esmerar, se esforçar em ser uma pessoa amena, agradável, prestativa e ainda assim podem simplesmente “não ir com a sua cara”. Imagine condicionar sua felicidade á  forma que alguém te enxerga, pensar que só será feliz quando tiver o amor e reconhecimento de alguém? Frustração e tristeza garantidas!

 

Ou então, você se programa para fazer uma viagem para a praia, cria expectativas, monta um roteiro fantástico. Porém a previsão do tempo te engana e chove o tempo todo. Você tem algum controle sobre as intempéries da natureza? Adianta se sentir triste e infeliz porque choveu? Não seria muito melhor se readequar ao novo contexto?

 

Se você achar que te domínio total sobre coisas que estão naturalmente fora do seu controle, ou se tentar assumir as questões de outros como se fossem suas, sua busca será distorcida e certamente você se tornará uma pessoa frustrada, ansiosa e com tendência a criticar os outros.

 

 

Tudo é uma questão de treino, disciplina e constância: E agora não estou falando em musculação

 

Treinar o olhar e as emoções para identificar e qualificar aquilo que está e aquilo que não está no nosso controle pode parecer complicado, mas na verdade é simplesmente uma questão de disciplina mental.

 Se você aprende a ter presença e a protagonizar ( meu Deus, como eu amo essa palavra e o que ela representa) seus pensamentos e ações, vai ficando cada vez mais fácil identificar o que vale e o que não vale a pena ocupar espaço no seu escopo de preocupações.

 

Leia também:

 Disciplina e determinação: Tem pra vender?

 

 

Resumindo a ópera

Dizendo a grosso modo, quando você compreende e interioriza em sua mente que não pode controlar o que os outros pensam e falam a seu respeito mas que tem total controle de como pode se sentir a respeito disso, ninguém poderá te ferir ou te ofender, você não fará inimigos e tampouco se sentirá prejudicado.

Então, respondendo a pergunta do título, para ser feliz, é necessário focar naquilo que está sob o seu controle e colocar de lado o que não está.

Assista essa aula incrível da professora Lúcia Helena Galvão sobre a felicidade

FELICIDADE: O que pensam os filósofos?

 

Vamos colocar nosso plano de felicidade em ação?

 

Para essa semana, quero te propor um desafio. Analise coisas que te entristecem. Escreva em um papel, de um lado o que está sob o seu controle mudar e o que não está. E foque sua atenção, sua energia para mudar o que está no seu controle mudar.

Tenho certeza que você se sentirá mais feliz.

 

Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *