Vida da Ásia: aprendendo sobre a cultura dos chás
Antes de mudar para a Ásia nunca tinha dado o devido valor aos chás. Salvo raríssimas exceções, a minha bebida diária era sempre o café.
Entretanto, no outro lado do mundo as coisas são bem diferentes. O chá é uma parte importante da tradição chinesa. À medida em que a sociedade chinesa se desenvolveu e progrediu, a produção de chá desempenhou um papel importante no desenvolvimento econômico, e o seu consumo é uma prática da vida cotidiana. Todo mundo toma chá, independente da idade ou classe social.
História do chá chinês
O conhecimento do chá chinês é de várias centenas de anos, possivelmente milhares de anos, mais antigo que o do Japão. Dizem que a tradição chinesa do chá enfatiza o espírito e ilumina a forma. A tradição do chá tinha diferentes representações em diferentes períodos históricos. Os chás também são variados, mas todos incorporam o espírito do chá de “clareza, respeito, alegria e veracidade”.
De acordo com o ensinamento oriental, a cultura do chá pode elevar o espírito e a sabedoria dos seres humanos em uma dimensão mais alta. O chá tem uma relação estreita com a cultura chinesa e seu estudo abrange um amplo campo e possui um conteúdo riquíssimo.
Tudo na Ásia é cheio de história, lendas e muita magia. Aqui no blog eu conto sobre várias celebrações e tradições chinesas.
Leia também:
Tradições das cores da cultura chinesa
A história do chá chinês é uma história de refinamento longa e gradual. De acordo com as minhas pesquisas, gerações de agricultores aperfeiçoaram a maneira chinesa de produzir chá e suas muitas variações regionais únicas.
O surgimento do chá chinês
De acordo com a tradição, a ideia que originou o consumo do chá é creditada ao lendário imperador Shennong, que teria vivido há 5.000 anos. Era uma exigência do imperador que toda a água potável fosse fervida como uma precaução higiênica.
Conta-se uma história de que, num dia de verão, enquanto visitava uma parte distante de seu reino, ele e a corte pararam para descansar. Seguindo uma decisão do imperador, os servos começaram a ferver água para a comitiva real beber. Folhas secas de um arbusto próximo caíram na água fervente e uma substância marrom foi infundida na água.
Curioso que era, o Imperador estava interessado no novo líquido, bebeu um pouco e achou muito refrescante. E assim, segundo a lenda, o chá foi criado em 2.737 aC.
O chá pode e deve ser apreciado de formas diferentes
Beber chá
O chá é tomado como uma bebida para saciar a sede. Em Hong Kong, e acredito em toda a Ásia, é muito comum encontrarmos chás à venda em lojas de conveniência, fast-foods e até com vendedores ambulantes.
Degustação de chás
A qualidade do chá é avaliada pela cor, fragrância e sabor do chá, qualidade da água e até pelo conjunto de chá. Ao provar o chá, o degustador deve poder saboreá-lo completamente. Existem várias casas de chá que oferecem degustações e até harmonizações de chás com refeições.
Nestes lugares, tomar um chá é quase uma arte e possui uma ritualística própria. Há uma enorme atenção com o ambiente, atmosfera, música, técnicas de infusão e relacionamentos interpessoais. Até o tom de voz é mais baixo neste lugares… rsrs
Segundo a tradição, o chá se correlaciona com a filosofia, ética e moralidade. As pessoas cultivam sua moralidade e mente, e saboreiam a vida provando o chá, alcançando assim a alegria do espírito.
Dia desses, estava pesquisando sobre o consumo dos chás e encontrei em uma revista algumas dicas. Infelizmente não me lembro qual a fonte. Mas compartilho com vocês o que eu li e achei interessante. Lembrando que não estou receitando nem indicando nada, ok?
Algumas dicas para se apreciar corretamente os chás
Beber chá oferece inúmeros benefícios. Ele refresca a mente, limpa o calor dentro do corpo humano e ajuda as pessoas a perder peso. De acordo com especialistas, ao adicionar uma xícara de chá à sua rotina diária, verifique as dicas a seguir, que ajudam a obter o máximo de benefícios à saúde.
1.Beba quente.
O chá oxida-se rapidamente após a fermentação e seus nutrientes diminuem as horas extras. Sugere-se que você beba quente para tirar o melhor proveito do chá.
2. Não beba muito chá forte.
É provável que perturbe seu estômago e cause insônia se você tornar o chá muito forte. Geralmente, você pode misturar 4 gramas de folhas de chá com 250 mililitros para fazer uma xícara de chá. Uma quantidade total de 12 a 15 gramas de folhas de chá é adequada para consumo diário.
3. A melhor hora para beber é entre as refeições.
Não beba chá logo após ou antes das refeições. Caso contrário, pode saciar o apetite quando o estômago está vazio ou causar indigestão quando o estômago está cheio.
4. Não beba com medicação.
O chá contém grande quantidade de tanino, que reagirá com certos elementos do medicamento, reduzindo assim os efeitos médicos. Você pode beber chá algumas horas depois de tomar o medicamento.
O chá verde é a melhor opção para os trabalhadores de escritório.
O chá verde contém catequinas que ajudam a prevenir a radiação do computador e complementam o conteúdo de umidade do corpo humano.
Ultimamente tenho me aberto bastante ao consumo desta bebida. Principalmente um chazinho calmante antes de dormir.
E vocês curtem um chá?
Gostou deste texto? Você também pode gostar destes: