Tradições das cores da cultura chinesa

Tradições das cores da cultura chinesa

Quando me mudei para Hong Kong percebi de imediato que as cores tinham um papel muito importante na cultura oriental. Tudo é muito colorido e ornamentado, principalmente em celebrações e festividades. Após quase cinco anos vivendo na Ásia, descobri que a relação dos chineses com as cores é muito antiga e vai muito além da simples ornamentação.
Neste texto, conheça um pouco das tradições das cores da cultura chinesa.

A China usa cores simbolicamente em todos os rituais, cerimonias, festivais e, até mesmo, nos negócios. Como já contei em outros texto aqui do Blog, a cultura chinesa é riquíssima, recheada de muita superstição e história.

Leia também: Algumas tradições do Ano Novo Chinês

As mensagens que as cores transmitiam

Na China antiga, as cores costumavam ser usadas como um representante do status social. Havia uma normatização estrita na utilização das cores e o uso indevido poderia trazer às pessoas punições severas.

Atualmente, o simbolismo das cores na cultura chinesa é muito menos rigoroso, e não existem proibições na utilização das cores. Entretanto em algumas ocasiões deve-se atentar para algumas tradições.

As cores e os cinco elementos

Assim como a Teoria dos Cinco Elementos (Metal, Fogo, Água, Madeira e Ar), a teoria das cores desempenha um papel importante ao influenciar muitas das crenças e costumes chineses. Ela se baseia nos 5 Elementos, portanto, cinco das cores mais populares na China também correspondem ao Metal, Fogo, Água, Madeira e Ar..

De acordo com a história chinesa, existem cinco cores primárias baseadas na teoria de Yin-Yang e nos Cinco Elementos. Essas cinco cores (preto, branco, amarelo, vermelho e azul) compõem todas as outras cores.

Vermelho, a cor da vida

O vermelho está associado ao elemento fogo. É uma cor auspiciosa e popular na cultura chinesa, que simboliza sorte, felicidade,  alegria e prosperidade.
É a cor usada pelas noivas, pois acredita-se que seja uma cor auspiciosa para afastar o mal.

O vermelho também representa vitalidade, celebração e fertilidade no simbolismo chinês tradicional das cores.

Lanternas vermelhas adornam empresas e residências e envelopes vermelhos são recheados de dinheiro e dados como presente durante o Ano Novo Chinês.

De acordo com especialistas em teoria das cores, se você está fazendo negócios na China, use um pouco de vermelho no marketing, mas não muito.

O poderoso amarelo

O amarelo está associado ao elemento terra. É considerada a cor imperial (na China antiga, inclusive, somente o imperador podia usar amarelo) e representa poder, realeza e prosperidade.

O primeiro imperador da China foi conhecido como imperador amarelo. A China costumava ser chamada de “Terra Amarela” .

Durante a dinastia Song (960-1279), azulejos amarelos foram usados para construir palácios imperiais. Durante as dinastias Ming (1368-1644) e Qing (1636-1911), os imperadores vestiam mantos imperiais amarelos (a cor da realeza). Eles andavam em carruagens do “palácio amarelo” e viajavam por “caminhos amarelos”. As bandeiras oficiais também eram amarelas.

No budismo chinês, o amarelo está associado à liberdade das necessidades materiais e os monges usam túnicas amarelas.

Preto e branco, use com cuidado

O preto está associado ao elemento água. A cor preta na cultura chinesa está associada à destruição, mal, profundidade, desastres, crueldade, tristeza e sofrimento. Não deve ser usado em ocasiões auspiciosas como casamentos.
A palavra chinesa para preto é ‘hei’, que significa má sorte, irregularidade e ilegalidade. Não é auspicioso usar nos negócios nem mesmo no marketing.

O branco associa-se ao elemento metal e simboliza a pureza na cultura chinesa. No entanto, em alguns casos, está associado à morte e é a cor usada em funerais.

Azul, a cor da leveza

O azul está associado ao elemento madeira. Simboliza a primavera, a imortalidade e o progresso.
As cores, os elementos da natureza, astrologia, numerologia e outros aspectos que compõem a cultura chinesa estão todos relacionados. Conhecê-los nos ajuda a compreender e até respeitar mais determinados hábitos e posturas.

Fique ligado, em breve contarei mais! 

Leia também:

Conheça mais sobre a China: pt.wikipedia.org/wiki/China

Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *