Como se manter saudável no inverno de acordo com a Medicina Chinesa
Segundo a Medicina Chinesa, ser saudável é um conceito integral, que visa a harmonia da mente, corpo, emoções e espírito.
Para os orientais, nós somos um microcosmo do universo. Por isso observar como o mundo externo funciona pode nos ajudar a entender nossas necessidades físicas, emocionais e espirituais.
O ciclo anual é uma interação das energias Yin e Yang, cada um movendo-se do domínio para a passividade e vice-versa.
O que esperar do inverno, segundo a Medicina Chinesa
No inverno, as energias Yang se internalizam e as energias Yin dominam.
O ambiente externo frio e escuro proporciona o foco no interior. É hora de refletir sobre sua saúde, conservando e nutrindo suas forças internas.
Se você observar a natureza, no inverno, tudo se encolhe e se retrai para sobreviver. As folhas e flores desaparecem das árvores, os animais hibernam e a luz do dia diminui. A terra está estéril e deserta.
A natureza entra em um período interno de descanso e reflexão. Isso é uma preparação para o crescimento externo e a expressão da primavera.
O que acontece no inverno lança a semente para o ano seguinte. Gosto de sugerir aos meus alunos e pacientes que uma excelente forma de harmonizarmos nosso organismo é observar os ciclos da natureza e acompanhar as estações do ano.
A proposta de uma saúde natural vem de nos ajustarmos às mudanças cíclicas da natureza ao nosso redor. Para viver em harmonia com as estações, deve-se responder à natureza da estação. Ter o mesmo ritmo, comer as mesmas coisas sem observar as peculiaridades de cada momento pode ser desrespeitoso com seu organismo.
Inverno e a introspeção: Fique mais saudável olhando dentro e poupando energia
No inverno, devemos imitar a natureza e nos resguardar de toda essa friagem e escuridão. De acordo com os chineses, dormir cedo e acordar tarde é o melhor, pois é um gasto mínimo de energia.
Nessa estação do ano, a “palavra chave” é armazenamento. Lembre-se dos ursos em hibernação que instintivamente armazenam energia durante o inverno.
Quais os exercícios físicos mais indicados para o inverno segundo a Medicina Chinesa?
Praticar exercícios físicos é sempre saudável. Entretanto exercícios e atividades extremas são contraindicados durante o inverno. Não restam dúvidas sobre a importância de se manter o corpo saudável com exercícios leves.
Atividades com movimentos longos e lentos são melhores. Alongamento, Ioga, Tai Chi (conheça mais sobre o tai chi aqui) são ótimas opções uma vez que são ótimas para equilibrar um treino físico com um mental e espiritual.
Para o treino cardiovascular, é interessante considerar caminhadas e movimentos mais curtos que fortaleçam a parte inferior do corpo (pernas, quadris, pélvis e parte inferior das costas).
Nutra seu corpo e seu espírito: Prepare seu solo para a primavera
Além das atividades físicas propriamente ditas, é interessante nesse período, colocar a leitura em dia, assistir filmes e séries e principalmente criar momentos de autorreflexão.
Esta é uma ótima oportunidade para desenvolver e plantar a semente de suas intenções. Isso prepara o solo à medida que você entra na energia de crescimento da primavera, onde coloca ações em seus planos. É o momento de nutrir-se e refletir sobre suas ideias internas sobre o que deseja para sua vida.
Evite atividades que sejam excessivamente excitante. Lembre-se, esse momento é para olhar e ouvir seu corpo. Se você tiver muitos estímulos externos isso não vai acontecer.
Mantenha-se aquecido
Parece dica da vovó, mas neste período dê atenção extra para manter as costas e os pés aquecidos. A parte inferior das costas está intimamente ligada à força do Qi dos rins (órgão relacionado ao inverno). O frio entra no corpo pelos pés e o vento pelo pescoço, portanto, proteja essas áreas com cuidado.
Dê preferência para bebidas e alimentos quentes que agasalhem o corpo e a alma!
Quer saber como criar rotinas integrativas a cada estação do ano, seguindo algumas orientações da Medicina Tradicional Chinesa?
Clique aqui e adquira já o curso Rotinas Integrativas sob o olhar da Medicina Chinesa
Um Beijo e até a próxima!