Existe Halloween na Ásia?

Existe Halloween na Ásia?

Será que existe Halloween na Ásia? Ele é comemorado tal como no ocidente? Hoje vou contar um pouco sobre como ocorrem as comemorações de Halloween por aqui. Confira!

Comemorações de Halloween em Hong Kong

Como contei para vocês neste post do Insta, apesar de essa não ser uma festividade que faz parte da cultura asiática, o fato de Hong Kong ser extremamente cosmopolita fez com que nas últimas décadas o Halloween ocidental se instalasse por aqui, é tanto que a cidade é considerada a Capital do Halloween na Ásia.
Em um ano “normal”, vários locais ganham decoração especial e é possível encontrar fantasias e acessórios à venda em lojas de bairro e também em Shoppings. Neste período, Hong Kong conta com uma programação especial contendo desfiles e festas.

Então, sim, atualmente existe comemoração de Halloween em Hong Kong, pois ela foi importada; entretanto, a Ásia possui suas próprias representações do Halloween através dos seus Festivais locais.

Decoração de Halloween, na Disney Hong Kong

Halloween no oriente

O Halloween, tal como conhecemos, não é uma celebração tradicional do oriente, mas sim do ocidente.
Entretanto, esse tempo morando em Hong Kong e as oportunidades de viagem pela Ásia já me permitiram perceber que as culturas lidam de maneira semelhante com as questões sobrenaturais.
Por aqui existem festividades que guardam fortes relações com a essência do Halloween, mas que ocorrem em datas diferentes e possuem outros nomes, tais como o Festival do Fantasma Faminto.

Para entender as relações existentes entre os festivais daqui e o Halloween, resolvi trazer para vocês um pouco da origem da festividade ocidental.

A origem do Halloween

O Halloween é uma festa muito tradicional, especialmente nos Estados Unidos, mas que, na verdade, surgiu nas Ilhas Britânicas, vindo especificamente do Festival Samhaim, dos povos celtas.

Este Festival acontecia anualmente na data que marcava a passagem de ano e o início do Inverno. Os celtas acreditavam que durante o Festival, as barreiras que separavam os mundos dos mortos e dos vivos eram quebradas e, assim, os mortos poderiam vagar pela Terra, amaldiçoando colheitas e animais.

As pessoas iam de porta em porta para pedir contribuições para a realização da festa e havia fartura de comida para homenagear os mortos e também para comemorar as colheitas que seriam usadas no inverno seguinte.

Durante o Samhaim eram acendidas fogueiras e tochas, que tinham o objetivo de guiar os mortos e manter os maus espíritos afastados. Outra maneira de afastar os maus espíritos era usando vários símbolos, máscaras, fantasias que ajudavam a enganá-los.

Festividades asiáticas que guardam relação com o Halloween

Hungry Ghost Festival ou Festival do Fantasma Faminto


O Festival do Fantasma, também conhecido como Festival do Fantasma faminto, é um festival tradicional budista e taoísta realizado em alguns países do Leste Asiático. De acordo com o calendário chinês, o Ghost Festival ocorre na 15ª noite do sétimo mês (14º em partes do sul da China).

O festival sempre cai durante a lua cheia, e a preparação para a colheita do outono. Durante este mês, os portões do inferno são abertos e os fantasmas são livres para vagar pela terra onde procuram comida e entretenimento.

De acordo com as histórias, esses fantasmas têm pescoços longos e finos como agulhas porque não foram alimentados por sua família. Os membros da família oferecem orações a seus parentes falecidos, oferecem comida e bebida (em lojas de artigos religiosos é comum vermos alimentos de papel que são feitos para essas ocasiões e queimam as notas reais (na maioria das vezes dinheiro falso).

 Acredita-se que os itens de papel tenham valor na vida após a morte, que de acordo com a lenda, é muito semelhante em alguns aspectos ao mundo material. As pessoas queimam casas de papel, carros, criados e televisores para agradar aos fantasmas.

Leia o texto na íntegra: clique aqui

Festival Obon

Este é o Festival mais longo do Japão, com duração de 3 dias. Ele tem origem budista e é comemorado há mais de 500 anos. Ao ser adotado pelos japoneses, o Festival passou a cultuar os espíritos dos antepassados que, acredita-se, voltam ao mundo para visitar seus parentes durante a celebração. Lanternas são penduradas nas frentes das casas para guiar os espíritos, os túmulos são visitados, oferenda de alimentos e flores são feitas em templos e altares montados nas residências.
No último dia do Festival são colocadas lanternas flutuantes em rios, lagos e mares para orientarem os espíritos de volta ao seu mundo.

Saiba mais: clique aqui.

Dragon Boat Festival

Originalmente o Dragon Boat Festival acontecia exatamente no Solstício de Verão, porque era o período em que germes e animais venenosos começavam a se tornar mais ativos, então as pessoas começaram a adotar costumes para impedir que doenças e epidemias acontecessem naquele dia e no decorrer do ano.

O Festival é repleto de cores, tradições e costumes que variam de acordo com cada região onde é celebrado. Os principais estão ligados ao afastamento de doenças e espíritos malignos. Existem muitas maneiras de afastar doenças e maus espíritos durante o Festival, tais como pendurar plantas de artemísia e cálamo em portas e janelas, usar bolsas de perfume feita com ervas e trançar cinco cores de seda nos pulsos das crianças.

Leia o texto na íntegra: clique aqui

Halloween x festivais asiáticos

A Ásia é muito grande e a cultura oriental muito rica e com tradições milenares, então, é possível encontrar em vários países outros festivais que guardam relações com essa temática e que representam as tradições de seu povo.

Estes sobre os quais falei no post são os que mais tenho conhecimento a respeito, mas já ouvi falar de muitos outros. Conseguem perceber a semelhança entre os rituais de afastar maus espíritos, de guiar os espíritos para os caminhos que devem percorrer e como a fartura de comidas está sempre presente?

Na sua opinião, possuem ou não uma relação com o Halloween?

Quero explorar mais temas como este por aqui, falar sobre o que tenho aprendido a respeito das questões sobrenaturais ligadas à cultura oriental e a relação delas com o que temos no ocidente.

Este é um assunto que te interessa? Me conte aqui nos comentários. Beijos e até breve!

Gostou desse texto? Confira outros a seguir:

Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *