Dragon Boat Festival: um dos feriados mais aguardados na China

Dragon Boat Festival: um dos feriados mais aguardados na China

Conheça o Dragon Boat Festival, também chamado de Duanwu Festival, um dos feriados mais aguardado na China e celebrado também em outros países da Ásia.

Como eu sempre comento por aqui, viver na Ásia tem sido uma grande experiência. Há tantas coisas que eu não conhecia e a cada dia que descubro novas coisas, tenho vontade de compartilhar com vocês.

O Dragon Boat Festival é um dos 5 festivais mais aguardados na China e acontece no 5º dia do 5º mês do Calendário Lunar. Por este motivo, a cada ano é celebrado em uma data diferente, mas sempre perto do Solstício de Verão do hemisfério norte.

Estima-se que o Festival é celebrado há mais de 2 mil anos mas, apesar disso, apenas foi oficializado como feriado nacional há pouco mais de 10 anos. O Dragon Boat Festival é tão importante que foi adicionado ao Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco.

Tradições do Dragon Boat Festival

Uma explicação possível para a data deste festival é explicada pelo fato de que o quinto mês é conhecido por alguns como o ‘mês do veneno’ porque as ‘cinco criaturas venenosas’ (centopeias, escorpiões, cobras, sapos e lagartixas) começam a surgir no mês 5, que é a época do verão e também o momento que essas criaturinhas começam a aparecer com mais vigor por aqui.

Leia também:
CHING MING FESTIVAL: O DIA DE CELEBRAR OS MORTOS

Os costumes mais importantes

O Festival é repleto de cores, tradições e costumes que variam de acordo com cada região onde é celebrado. Os principais estão ligados ao afastamento de doenças e espíritos malignos, a tradicional regata de barcos, comer Zongzi (bolinho de arroz envolvido em folhas de bambu e com vários tipos de recheios) e beber Realgar Wine.

Existem muitas maneiras de afastar doenças e maus espíritos durante o Festival, tais como pendurar plantas de artemísia e cálamo em portas e janelas, usar bolsas de perfume feita com ervas e trançar cinco cores de seda nos pulsos das crianças.

Zongzi 

Participam da regata de barcos as pessoas comuns e também equipes. As canoas e barcos longos sempre possuem uma referência ao dragão, seja através da pintura ou até mesmo escultura.
Às vezes os vencedores recebem prêmios e medalhas, mas o mais importante é que a equipe que vence, ganha um ano de felicidade e boa sorte.

Origem do Festival

Existem pelo menos 3 lendas a respeito da origem do Dragon Boat Festival. A mais difundida é a relacionada ao poeta Qu Yuan, reconhecido um dos principais poetas da História da China.
Ele teria cometido suicídio se afogando deliberadamente no Rio Miluo, no 5º dia do 5º mês lunar, após saber que sua localidade natal havia sido invadido pelo Reino de Quin. Os moradores locais então começaram a buscar o corpo de Qu Yuan no rio, remando seus barcos, batendo tambores e jogando arroz para que os animais não se alimentassem do corpo do poeta.

Já deu pra perceber a referência aos principais costumes que duram até hoje, não é?

Assim como eu, espero que gostem de conhecer um pouco mais sobre a rica cultura asiática. Se você gostou deste texto, confira os outros que tenho aqui no Blog sobre os principais Festivais aqui da Ásia. Até logo!

Leia também:

Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *