Mercado Central de Belo Horizonte: uma explosão de aromas e sabores

Mercado Central de Belo Horizonte: uma explosão de aromas e sabores

Se você já esteve em Belo Horizonte, provavelmente conhece o Mercado Central. Este ponto turístico dificilmente é deixado de lado por visitantes do Brasil e do mundo. O Mercado foi fundado em 1929 e atualmente possui 400 lojas, oferece informações bilíngues e está localizado em uma região de facílimo acesso.

Foto capa: divulgação Mercado Central

O que você encontra no Mercado Central

Lá você encontra de tudo: restaurantes com comidas típicas, barzinhos, lojas de especiarias, de queijos e doces típicos de Minas Gerais, de bebidas, de artesanato e até de animais à venda. O local ainda conta com uma Capela e oferece ao público cursos de culinária com preços muito acessíveis. Eventualmente também tem feiras gastronômicas imperdíveis!

Os locais que eu mais visito são os restaurantes; inclusive eu já era frequentadora assídua enquanto morava em Belo Horizonte. Os barzinhos e as lojas de especiarias e queijos mineiros também fazem parte da minha lista de prioridades 🙂

O Mercado Central é o ponto turístico que mais visito quando viajo para o Brasil e aproveito muito, mesmo! Especialmente para matar a saudade das comidas da minha terra! A seguir algumas dicas para você que pretende dar um pulo em BH.

Onde comer no Mercado Central

Casa Cheia

Funciona desde 1978 e tem pratos típicos que valem a pena!  Este restaurante é bem avaliado no TripAdvisor e você pode conhecer mais a respeito através deste link: http://www.belohorizonte.mg.gov.br/local/gastronomia/restaurante/casa-cheia-mercado-central

Jorge Americano

Outro restaurante tradicional do Mercado Central! A decoração do local é toda com o tema do América, um clube de futebol mineiro. Mas se você não torce para o América, mesmo assim não deixe de conhecer o restaurante. Respire fundo, releve a decoração, pois o sabor da comida valerá a pena. É um local com mesas simples e está sempre cheio. Já tive que esperar um tempinho na fila para ser atendida. 

Eles servem o típico PF, com itens da culinária mineira, e também outros pratos que variam a cada dia da semana. Conheça mais neste link: http://www.belohorizonte.mg.gov.br/local/alimentacao/restaurantes/restaurante-jorge-americano

Onde comprar especiarias no Mercado Central

Existem muitas lojas de especiarias no Mercado, mas há uma que eu gosto muito e sempre priorizo visitar. É a banca Santo Antônio. Lá você vai encontrar de tudo e, se morar fora, vai conseguir levar uns temperinhos mineiros na mala pra usar quando bater aquela saudade do Brasil!

Saiba mais neste link: http://mercadocentral.com.br/lojas/banca-santo-antonio/

Onde comprar queijos

Você vai perceber que em cada esquina há uma loja de queijos, mas há sempre um lugar com mais qualidade e variedade. Anote aí estas dicas:

Roça Capital

Eu amo esta loja! Você encontra queijos simples e queijos premiados e pode degustar muitos deles antes de decidir por sua compra. Um queijo que você não pode deixar de provar é Canastra do Mauro! Lá você também encontra geléias, doces de leite premiados, goiabada e muitas outras gostosuras. A notícia maravilhosa para quem mora fora do Brasil é: eles vendem um queijo que cumpre todas as regras de transporte internacional dos países mais exigentes. Não é demais? Basta avisá-los e eles providenciam tudo para você não passar aperto na alfândega.

A Roça Capital possui outra loja em Belo Horizonte e o site deles é bem completo, contemplando, inclusive, um mapa dos queijos: não deixe de conferir: http://rocacapital.com.br/#mapa-do-queijo

Leia também: Conhecendo o Citygate, o paraíso dos outlets

Queijaria Catequese

Outra loja bastante confiável e que possui, além dos queijos Canastra tradicionais, doces mineiros. Há menos opções de queijos, mas vale a pena a visita, especialmente para comprar o tradicional queijo Trancinha. Saiba mais aqui: http://mercadocentral.com.br/lojas/queijaria-catequese/

Como chegar no Mercado Central

Por estar localizado no Centro, o acesso ao Mercado Central de Belo Horizonte é muito fácil. Existem várias linhas de ônibus que param praticamente na porta, e você também pode recorrer a táxis e aplicativos como Uber, Cabify e 99.

Para descobrir qual ônibus pegar eu sugiro o uso de um aplicativo chamado MOOVIT, que é um aplicativo gratuito de mobilidade urbana e está disponível para iOS, Windows phone e Androide.

Gostaram das dicas? Quando forem à Belo Horizonte, não deixem de aproveitar este local e viver uma experiência repleta de aromas e sabores!

Já esteve no Mercado Central? Deixe suas dicas aqui nos comentários e ajude aos novos visitantes 🙂




Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *