Conheça o surpreendente Mercado Novo de Belo Horizonte

Conheça o surpreendente Mercado Novo de Belo Horizonte

Logo que cheguei no Brasil, nesta viagem de julho de 2019, algumas amigas me convidaram para ir ao Mercado Novo de Belo Horizonte (que, na verdade, “nasceu” em 1960) para experimentar alguns quitutes. Confesso que torci o nariz, porque não tinha uma boa imagem do local. Depois de muita insistência, eu me rendi, abri meu coração e decidi ir.

Marcamos em uma tarde de sábado e lá fui eu conhecer os novos estabelecimentos do Mercado Novo. 

E olha… tenho que assumir: a visita foi SURPREENDENTE! Fiquei completamente apaixonada pelo resultado da revitalização do Mercado Novo de Belo Horizonte. Do jeito que está, já valeu muito a visita, e a previsão é que, em breve, novos estabelecimentos sejam abertos. Lamento ter deixado esta visita já para o fim da viagem, porque gostaria de voltar para conhecer outros locais onde não tive a oportunidade de experimentar os quitutes e apreciar o ambiente (chegou um ponto que não havia mais espaço para as comilanças hehehe).

Fonte imagem de capa: Olhares.News

Bem, logo que chegamos escolhemos um local bastante badalado para ficar, mas depois fomos de um canto para o outro, porque fiz questão de experimentar um pouco de vários locais: teve cerveja, muita comida, café e um chazinho para encerrar a jornada.

Vou colocar aqui os locais que visitei e o que achei de cada um deles. Fique de olho nas dicas e inspire-se para visitar o Mercado Novo em sua próxima visita à cidade de belos horizontes  🙂

Distribuidora Goitacazes e Cozinha Tupis

Este foi o primeiro local que visitamos. Vendem cervejas artesanais maravilhosas a preços bem justos. E as comidas são incríveis! A parte da cozinha funciona com um esquema de fichas, você compra fichas no caixa e escolhe os pratos do menu. Há pratos com custo de uma ficha, duas fichas, três fichas… Na época em que fui, a ficha custava R$ 7,00. Eu estava tão empolgada com as deliciosas comidas que acabei me esquecendo de tirar fotos das comidas para vocês. hehehe

Há um balcão com bancos para nos sentarmos e bater um bom papo. Nos corredores ao redor dos locais ficam bancos com caixas de madeira que são usadas como uma mesa de apoio. 

Se você gosta de um ambiente com uma boa cerveja, um aperitivo e muita diversão, não fique de fora desta.


Café Jetibioca

É um local que serve cafés com várias formas de preparação. Para acompanhar, você pode optar por fatia de queijo e doces mineiros (goiabada, doce de leite e, dependo do dia, algum outro). É um charme e uma experiência deliciosa. Os atendentes são muito simpáticos e você pode sentar-se tanto no balcão como nas mesinhas dentro do estabelecimento.

Biboca Casa de Chá

Sabe aquela cozinha da casa de vó? Pois foi exatamente esta inspiração que a Luiza teve para criar o espaço. A Casa é a única em Belo Horizonte especializada em chás brasileiros. Lá você pode tomar um chazinho preparado na hora e, também, comprar para preparar em casa. Claro que eu tive de fazer os dois: tomar um e comprar muitos para trazer para Hong Kong 🙂 Para acompanhar o chá a Luiza costuma ter biscoitinhos e bolo à venda.

Não deixe de conhecer o espaço da Luiza, além da linda decoração, dos chás e quitutes maravilhosos, você ainda ganha um bom papo com a dona do estabelecimento, que tem ótimas histórias sobre suas viagens pelo mundo.

Leia também:
Mercado Central de Belo Horizonte: uma explosão de aromas e sabores

Ortiz Pão Molhado

Como o próprio nome diz, lá tem bastante pão molhado. São pães com muitos molhos e todos montados ali na hora, enquanto você aguarda. 

Aqui vai uma foto da minha escolha do dia. Tem tanta coisa gostosa que a gente fica até perdido…. No foto, pão com carne de panela e um toque de purezinho de abóbora. É de “lamber” o prato!

Tem um outro espaço que um amigo chama informalmente de “suqueria”, tomamos lá um suco de laranja cremoso, feito com suco natural de laranja e sorvete de creme. É uma boa combinação e valeu muito a pena 🙂 Esqueci o nome do lugar, mas para chegar lá, é só perguntar sobre a loja dos sucos. 

Há também outros locais para serem visitados, que já anotei para o ano que vem! Um deles é Copa Cozinha, que tem uma decoração supercharmosa (na verdade, todos os estabelecimentos possuem, cada um à sua maneira) e oferece um brunch que ouvi dizer ser maravilhoso. Pela minha experiência gastronômica relatada aqui, vocês já devem imaginar que não teria como experimentar este, né? hehehehe

Como chegar no Mercado Novo

Chegar no Mercado Novo de Belo Horizonte é bem fácil. Ele está localizado na Av. Olegário Maciel, 742. Mas há entradas também por outras ruas. Nós entramos pela rua Rio Grande do Sul, e, logo em seguida, viramos à direita para subir as escadas. Foram dois lances de escada até chegar no andar dos quitutes maravilhosos.

Termino o post dizendo: não deixe de ir ao Mercado Novo! Sério, gente. É uma experiência surpreendente. Se você já visitou o Mercado desde a revitalização, comente aqui o que achou e indique locais para eu visitar ano que vem, por favor! 🙂

Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *