Mãe expatriada em tempo de pandemia: Festejar aniversário ou não, eis a questão

Mãe expatriada em tempo de pandemia: Festejar aniversário ou não, eis a questão

Ter a oportunidade de comemorar os 11 anos do Arthur no Brasil foi totalmente inesperado. Todos os anos fazemos pequenas celebrações em Hong Kong para comemorar os aniversários mas a vibe é bem diferente.

Aqui no blog já contei como fazemos, tudo feito com muito carinho, mas é bem diferente do que estamos acostumados no Brasil.

Leia também:
Como celebramos aniversário em Hong Kong

Quando percebi que ainda estaríamos por lá, decidi fazer uma festinha de última hora. Arthur faz aniversário em Junho, então um tema relacionado a festa junina cairia bem.

As restrições em relação a aglomeração de pessoas já estava começando e haviam pouquíssimas lojas abertas. Então, pedi ajuda à família, cada um fez um pouco e tivemos momentos de muita alegria!

Planejamento e organização

Já comentei por aqui, que para mim o segredo do sucesso de qualquer reunião de pessoas é a organização.

Minha primeira lista foi a dos convidados. Infelizmente, por questões de segurança, não pude convidar todo mundo ( se depender de mim, faço fácil uma festa para 150 pessoas rsrs).
Listinha feita, fiz eu mesma um convite virtual. Tenho usado bastante o Canva para elaborar convites e até artes para as mídias sociais.

Se você não conhece, vale a pena conferir. Como dizem lá em Minas, é uma “mão na roda” o site é www.canva.com

Menu

A segunda lista foi o menu. Como Junho a temperatura é mais fresca em Belo Horizonte, e o tema da festa era festa junina, optei por fazer o seguinte cardápio

Entradas
Salgadinhos de festa (coxinha, pastel, quibe)

Caldos
Caldo de mandioca com carne
Caldo de abóbora com bacon

Prato principal
Feijão tropeiro

Sobremesas
Canjica
Docinhos de festa (brigadeiro, beijinho, pé de moleque)
Brigadeiro de paçoca
Brigadeiro de milho

Bebidas
Quentão
Cerveja
Refrigerante
Água

Cardápio feito, consegui encomendar os salgadinhos e docinhos de festa. O restante, nós mesmos fizemos. Inclusive o bolo.

Decoração

Em seguida, o próximo passo era pensar na decoração. Este departamento minha sogra domina. Então, ela preparou bandeirinhas, o painel e enfeites com motivos de festa junina. Tudo muito simples na “no capricho”.

Tivemos a ideia também de aproveitar o espaço da casa dos meus sogros e colocar para as crianças um pula pula uma máquina de algodão doce. Fez o maior sucesso! Só fiquei frustrada porque não tive tempo de pular também rsrs

Fiquei muito feliz em reunir algumas pessoas para celebrar o aniversário do Arthur. Para nós que moramos “do outro lado do mundo”, essas oportunidades são únicas.

Convidados

Convidei pessoas que não se sentiram confortáveis em comparecer por conta das restrições e recomendações de saúde. Claro que respeitei a decisão de cada um e fiquei muito feliz em também ser respeitada na minha decisão de comemorar o aniversário dele.

Além de convidarmos pouquíssimas pessoas, tomamos alguns cuidados que acho legal compartilhar. A festa foi na área externa, ao ar livre. Colocamos álcool em gel do lado da entrada da casa, todo mundo usou antes de entrar e quando foi embora. E obviamente, só compareceu quem estava saudável, sem sintomas e fora do grupo de risco.

Enfim, foi tudo maravilhoso, e 15 dias depois da comemoração todos continuaram saudáveis, felizes e eu cheia e gratidão por ter esse movimento que para nós é tão importante.

Receitas

Aos poucos vou compartilhar com vocês algumas das receitinhas sucesso com comes de bebes da festa! Aqui vai a primeira delas:

Bolo de KitKat com mm’s  (Também conhecido como bolo de aniversário oficial da família Pinheiro)

Ingredientes

  • 1 e 1/2 de chocolate em pó
  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 1 1/2 colher (sopa) de fermento em pó
  • 2 e 1/2 xícaras de açúcar (prefiro açúcar mascavo)
  • 6 ovos
  • 1 e 1/4 xícara de óleo (gosto de usar óleo de coco)
  • 1 e 1/4 xícara de leite

Preparo

Primeiro misture os secos. Numa vasilha peneire a farinha, o chocolate, o fermento e reserve.
Na batedeira, bata os ovos com o açúcar até fazer um creme fofo e esbranquiçado. Neste ponto inclua o óleo e, aos poucos, acrescente os secos reservados e o leite.
Coloque a massa em uma assadeira redonda (aproximadamente 30 cm de diâmetro) untada e enfarinhada e leve ao forno já aquecido, 180ºC por aproximadamente 25-30 min.

Montagem

Para cobertura e recheio pode ser um brigadeiro básico, uma ganache de chocolate ou doce de leite, que é o meu preferido (gosto de diluir uma lata de 800grs de doce de leite em duas caixinhas de creme de leite para não ficar enjoativo).
Com a ajuda de uma faca ou linha, corte o bolo ao meio, distribua uma parte do recheio. Sobre ele coloque a outra metade do bolo. Passe uma camada deste recheio em volta de todo o bolo. Eles prenderão os kitkats
Depois é só colocar os kitkats em volta e, por fim, os mm’s . Gosto de prender uma fita ao redor do bolo que além de servir como acabamento ajuda a dar sustentação e não deixa os kitkats descolarem.

Um beijo e até a próxima!

Gostou deste texto? Você também poderá gostar destes:

Comente

Um comentário em “Mãe expatriada em tempo de pandemia: Festejar aniversário ou não, eis a questão

  1. Ah mas q festa mais linda…. e o cardápio? É de dar água na boca a qquer um….
    Apesar de toda a Pandemia e momento de cuidados, podemos celebrar com pessoas queridas, nada exagerado nem para uma infinidade d pessoas….. Arthur estava lindo c sua festa Junina!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *