Ching Ming festival: o dia de celebrar os mortos

Ching Ming festival: o dia de celebrar os mortos

Foto: no centro da foto há um incensário gigante. Eles usam estes incensos enormes pra afastar os maus espíritos.

O mês de abril mal começou e já desfrutamos de um feriado público! Este ano, o Ching Ming Festival caiu no dia 5 de abril. Este que também é conhecido como “Tomb Sweeping Day”, “Clear Bright Festival” e “Festival for Tending Graves”.

É semelhante ao dia de finados que temos no Brasil. Entretanto, este festival é antiqüíssimo, remontando a história chinesa há cerca de 2.500 anos. Como a maioria das datas comemorativas daqui da Ásia, este dia também segue o calendário lunar, então não possui um dia fixo. Ocorre sempre no início de abril (que é o terceiro mês lunar).
É um momento em que as famílias se reúnem para prestar homenagens aos antepassados e entes queridos já falecidos.
De acordo com a tradição, os familiares devem se dirigir aos túmulos ou templos de seus ancestrais para limpeza geral e para a manutenção de inscrições e sepulturas.
As famílias mais tradicionais costumam colocar comidas auspiciosas como carne de porco, frango e doces na lápide bem como vinhos e incensos. Também é comum soltarem fogos de artifício e queimarem notas de dinheiro fantasma (dinheiro falso que é vendido em lojas de artigos religiosos). Faz parte da cerimônia que os familiares compartilhem os alimentos na lápide, como uma forma de jantar com seus ancestrais já falecidos.

Acredita-se que tudo o que é ofertado ao parente nesta data é recebido por ele do outro lado da vida.
Para os asiáticos, este é um momento de reforçar a honra e o respeito para com a família e se lembrar dos familiares que já partiram.

Fotos: encontrei este local ao fazer uma caminhada perto de casa. É um lugar para celebrar os mortos e sempre que passamos por ali há flores e incenso. Dizem que nos potes há cinzas dos falecidos.

Comente

2 comentários sobre “Ching Ming festival: o dia de celebrar os mortos

  1. O feriado brasileiro de Finados e celebrado no dia 2 de novembro. Similar ao Dia dos Mortos, as pessoas vao aos cemiterios e igrejas, com flores, velas e oracoes. A festa tem intencao de ser positiva, para celebrar os que estao mortos.

    1. Isso mesmo! Aqui na Ásia a intenção também é homenagear os parentes que já faleceram. Só a forma de celebrar é que é diferente.
      😉✌🏻🙏🏻

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *