Um olhar pelo bairro mais movimentado do mundo: Mong Kok

Um olhar pelo bairro mais movimentado do mundo: Mong Kok

Photo de Camille Panzera, retirada do site Melhores Destinos.

Hoje quero contar para vocês sobre Mong Kok, um bairro incrível aqui de Hong Kong, o mais movimentado do mundo, segundo o Guinness book.

Mong Kok

Em Mong Kok, as ruas com arquitetura antiga são enfeitadas com milhares de placas de neon, o que confere um contraste incrível entre o passado e o futuro e o oriente com o ocidente. Não existem palavras suficientes para descrever! Além da imensidão de gente, encontramos por lá todo o tipo de mercado, feira, lojas, boates, casas de massagem, restaurantes e comida de rua. Tudo junto e misturado transitando sem parar. As vezes chega a ser assustador ver tanto de tudo. Passear por essa região é sempre uma aventura!

Um dos destinos famosos e preferido para os turistas é o Ladie’s Market, uma feira a céu aberto com mais de cem barracas organizadas em mais de um quilômetro de rua.

Lá encontra-se roupas, eletrônicos, brinquedos, artigos de decoração e todo o tipo de souvenir. Tem tudo o que você não precisa mas não consegue viver sem, como ventiladores portáteis, decoração nipônica, réplicas de marcas famosas até artigos para sex shop. Tudo junto, convivendo na maior harmonia! Também é o lugar da barganha, você pode negociar o preço com o vendedor e chegar a valores muito bons! Tudo depende do seu poder de persuasão. Os vendedores costumam colocar os preços lá no alto para os turistas, mas negociam tudo o que podem para não perderem a venda!

Há também o Flower Market com várias lojinhas que, lado a lado, vendem bouquets e todo o tipo de plantas há mais de um século.

Não é um destino muito comum para turistas mas é um mercado bastante tradicional onde os locais fazem suas compras. Lá se encontra flores exóticas do mundo todo, arranjos, mudas de árvores e presentes. Há opções para todos os gostos e bolsos! Uma vez, sem saber, fui neste mercado na época do ano novo chinês (a comemoração mais importante da Ásia), além de estar super cheio e eu literalmente quase não consegui me movimentar (aqui o conceito de multidão é muito diferente do Brasil), aprendi um monte de coisas sobre as tradições de ano novo. Sobre as árvores que eles compram para trazer prosperidade e bons fluidos para o ano que chega, as plantas usadas no Feng Shui. Para mim ir no Flower Market é quase um passeio cultural!

Mong Kok
                Flower Market

Bem pertinho do mercado das flores há o Goldfish Market. Que além de peixinhos dourados você pode encontrar cachorros, gatos, pássaros, iguanas, qualquer tipo de animal de estimação.

São inúmeras lojas com uma variedade enorme de animais. Não sei como funciona a fiscalização por aqui, mas na maioria das lojas é pesaroso ver tantos animais apertados nas gaiolas.

Além destes três mercados famosos, em Monk Kok encontra-se também várias lojinhas que vendem as conhecidas porcelanas chinesas. Peças lindas, extremamente delicadas e por aqui, num precinho encantador!

Há comidas vendidas na rua e confesso que ainda não tive coragem de experimentar! O cenário não é muito animador, pois aqui eles não têm o mesmo entendimento de higiene que nós temos. A comida fica armazenada na rua, muitas vezes expostas e aqui na maior parte do ano é muito calor!

Enfim, esta parte é assunto para outro post!

Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *