Sistema de transporte em Hong Kong: saiba como se locomover por aqui
Uma das primeiras coisas que a gente pensa ao planejar uma viagem é como se locomover na cidade. Se você pretende visitar Hong Kong, conheça aqui o sistema de transporte local e fique de olho nas dicas para usufruir de cada momento da sua viagem.
O sistema de transporte em Hong Kong funciona muito bem e você vai encontrar opções para todos os gostos e bolsos. Atualmente contamos com metrô, ônibus, ferry, bondinhos, táxi e também aplicativos de transporte alternativo, como Uber. Se você curte uma caminhada, pode aproveitar para conhecer lugares inusitados e apreciar a cultura local.
Sistema de transporte partindo do aeroporto de Hong Kong
Sair do aeroporto e ir para seu destino não é complicado. Dentro do aeroporto tem estação de metrô, pontos de ônibus e pontos de táxi. Os táxis possuem cores diferentes e cada cor representa uma localidade em que cada táxi roda. Fique de olho nisso para não ter problemas.
A seguir, conheça estes e outros transportes de Hong Kong.
Meios de transporte em Hong Kong
O transporte público de Hong Kong é composto por ônibus, metrô, ferry e bondinhos. Cada um deles tem características diferentes, como você vai descobrir agora.
Ônibus
As linhas de ônibus cobrem uma área muito boa. Aqui em casa nós costumamos usá-los quando o metrô não atende a localização onde queremos ir ou quando temos que fazer muita troca de metrô para chegar ao destino.
A maioria dos ônibus possuem dois andares, todos possuem ar-condicionado e alguns possuem até portas USB para carregar os dispositivos móveis. São muito confortáveis e os preços variam conforme distância que você deseja percorrer.
Em geral fazemos o pagamento com um cartão pré-pago sobre o qual falo mais a seguir. Porém, é possível pagar o trajeto em dinheiro, mas você tem que depositar o valor exato em um local perto do motorista. Este, por sua vez, não confere em nem dá troco. Ah! Aqui não existe cobrador, como estamos acostumados no Brasil. Não sei o que acontece se você colocar uma quantia menor mas, se colocar um valor maior, vai ficar sem seu troco.
Tem gente que eu conheço que não gosta de andar de bus; dizem que motorista chinês não sabe dirigir. Realmente, alguns parecem não ter uma direção defensiva. Eventualmente ocorre acidente, mas eu ando de ônibus há quatro anos e nunca aconteceu nada.
Ando com as crianças em qualquer transporte público com bastante tranquilidade.
Metrô
Este é o transporte que mais utilizamos, porque as linhas cobrem praticamente a cidade inteira. O custo também depende do trecho que você vai percorrer e é um pouquinho mais caro que o ônibus, porém, nada significativo. Todo mundo faz o pagamento utilizando um cartão pré-pago, chamado Octopus Card, que você pode comprar nos guichês das estações de metrô. Com este cartão você pode fazer muitas coisas, inclusive pagar o ônibus.
Considero que este é o melhor e mais seguro meio de transporte público de Hong Kong e você pode conferir mais informações no site MTR.
Clique e saiba mais: Octoups e MTR
Para facilitar a sua locomoção, sugiro que faça download do aplicativo Hong Kong Metro, onde você vai poder ver exatamente quais linhas pegar para o seu destino.
Ferry
São os barcos que fazem alguns trajetos na ilha, mas não atendem muitos locais. São bem legais e vale a pena você ter essa experiência.
O mais perto da gente, aqui em Tung Chung, só atende uma ilha de pescadores, mas de Central você pode pegar um até para Macau.
Bondinhos
São chamados de Tram e percorrem apenas a área central de Hong Kong. O transporte é mais lento, não são muito confortáveis, mas são mais baratos que o metrô e vale a pena a experiência. Se você está com pressa, não opte por usar o bondinho porque certamente vai se atrasar, porém, se tem um tempo livre para poder apreciar a cidade, vá fundo.
Saiba mais: bondinho
Como acompanhar horários do transporte e descobrir em qual ponto descer
Tanto para o metrô quanto para o ônibus há um aplicativo que mostra detalhes sobre horários de cada transporte. Inclusive, no caso do ônibus, o app mostra onde ele está, se está atrasado, que horas vai passar o próximo ônibus. Considero simplesmente perfeito! Se você quer ir para um lugar, basta colocar no aplicativo e ele vai dizer que horas o ônibus vai passar perto da sua casa e, o melhor, o horário é cumprido.
E não se preocupe se você não entende as placas e não sabe onde descer, porque o Google Maps funciona muito bem!
Respeito aos assentos prioritários
Por aqui, em todos os transportes públicos, há locais reservados para as pessoas com dificuldade de locomoção. O público em geral ocupa este espaço quando não há ninguém com prioridade, porém, se aparece alguém com necessidade especial, eles levantam imediatamente. Esta regra é muito respeitada.
Ao utilizar o transporte público, fique de olho para cumprir esta regra.
Leia também:
Morando na ásia: minha experiência com o sistema de saúde em Hong Kong
Aplicativos de transporte alternativo
Por aqui eu apenas conheço o Uber e há categorias como no Brasil (Uberx e Uberblack). O sistema funciona muito bem, os carros são bons e na categoria black encontram-se carros beeeeem melhores que no Brasil, já peguei uma BMW, para terem ideia.
Caso tenha necessidade de pegar um carro, aconselho que opte pelo Uber e não pelo táxi. Veja as razões a seguir.
Táxi
É legal em situações de emergência, mas em geral não é necessário. O táxi costuma ser velho e não cheirar bem; muitas vezes os taxistas falam apenas chinês
Carro
É possível alugar carro por aqui e há moradores que até preferem ter seu próprio carro e não utilizar o transporte público. Em nossa família, não vemos necessidade de comprar um carro, o transporte nos atende muito bem. É sério: dá para viver numa boa e com bastante conforto.
Congestionamento em Hong Kong
No horário de pico tudo fica muito cheio e caótico, principalmente na área central. Por isso, as pessoas costumam usar mais o metrô para não enfrentarem o congestionamento. O ônibus é mais confortável e o Uber também, mas o trânsito é cansativo e a gente acaba desistindo. O horário de pico no fim do dia dura de 17h até 18h30/ 19h, então, evite se locomover em Hong Kong neste horário porque o nível de estresse aumenta bastante.
Leia também:
Clima em Hong Kong: o que esperar em cada estação do ano
Agora que você já conhece o sistema de transporte em Hong Kong, pode vir tranquilo para cá e aproveitar o máximo da sua viagem sem preocupações sobre como se locomover. Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários e vou tentar ajudá-lo.
Até logo, pessoal!