Outono: A estação do luto

Outono: A estação do luto

Durante nossa vida enfrentamos inúmeras perdas,  –  um amor que escapou, sonhos não realizados, oportunidades não aproveitadas, esperanças frustradas. Partes de nós morrem a cada perda, mas muitas vezes esquecemos de lamentar, de sentir e respeitar o momento do pesar Você sabia que a estação do outono é excelente para aprender a lidar com as perdas e o luto?

Vestimos aquela armadura de guerreiro e seguimos em frente, sem dedicar um  tempo para fazer uma pausa e prestar nossos respeitos às partes de nós mesmos que passaram.

Como lidar com as perdas cotidianas?

Evitar, mascarar ou anestesiar a dor não faz com que ela suma. Você pode até não perceber de imediato mas a dor está lá – como uma sombra, seguindo você até que você seja forçado a para e olhar para ela…

Segundo a Tradicional Medicina Chinesa, a estação do outono é um momento propício para entrar em contato com essa dor. A pulsação da natureza  se volta para a polaridade Yin e atrai nossa energia “para dentro”,  à medida que fazemos a transição para o inverno ( que é a estação mais Yin do ano).

 A tristeza, a emoção correspondente ao outono, muitas vezes aparece à medida que aprendemos a nos livrar da abundância frívola que muitas vezes nos oprime. Você já teve aquele sentimento de possuir tanto e ainda assim se sentir vazio, desnutrido?

Você também pode gostar de:

Organização: O primeiro passo rumo a produtividade

 

 

Esta é uma das reflexões que o outono nos oferece…

 

O luto tem uma maneira de nos ajudar a nos conectar com o que é mais importante. As folhas que caem da secura do outono simbolizam a arte de deixar ir e honrar as emoções que acompanham inerentemente a perda (entenda, qualquer tipo de perda…) 

Enlutar é ser saudável – é deixar-se tocar por amar algo ou alguém o suficiente para lamentar sua ausência. Isto pode ser profundamente curativo à medida que aprendemos a conviver com isso e ajudamos a nutrir a coerência dos nossos valores com a ação.

Lembre-se , conectar-se com sua própria dor  é fundamental para poder compreender melhor a dor dos outros. Você não vai conseguir ajudar ninguém se você não se ajudar primeiro…

Conheça a Medicina Tradicional Chinesa

 

O que fazer para para aproveitar ao máximo o outono?

Respire, coma, durma, mova-se e nutra-se, em todos os aspectos. Busque realizar atividades corriqueiras de forma mais lenta e consciente. Preste atenção em suas ações, pensamentos e procure desenvolver um sentimento de gratidão em todas as situações.

Pode parecer um clichê, mas para utilizar a tristeza e o luto como ferramentas de autodesenvolvimento, além de honrar aquilo que se foi, é fundamental olhar para o que você tem com respeito e gratitude.

Se neste período você tem se sentido excessivamente tristonho ou introspectivo, talvez seja importante considerar um acompanhamento terapêutico. Você não precisa enfrentar seus desafios sozinho…

Quer saber mais sobre saúde emocional com uma pitada do oriente?

Acesse aqui meu Instagram e conheça a vida de uma brasileira que vive em Hong Kong!

Um beijo e até a próxima!

Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *