Organização em tempos de caos: É possível?
Em tempos de pandemia, de guerra, de tantas incertezas, bater na tecla da produtividade, do planejamento e organização pode parecer chato e até utópico.
Costumo propor a seguinte reflexão: Se você morrer amanhã, estará com a consciência tranquila que fez o melhor que pode para você e para o aqueles que estão ao seu redor?
Que fique muito claro, eu não estou pronta para morrer, e mesmo acreditando que a vida não seja o fim, mas um recomeço, gosto (e muito) da vida “física”por assim dizer.
Penso que viver todos os dias com a consciência de que nossa vida é finita, que nosso temo é um bem escasso e inegociável nos trás uma consciência e um senso de dever em relação a postura que devemos tomar.
Leia este texto incrível da Thaís Godinho
Por exemplo, na situação atual em que vivemos, com as incertezas e dúvidas trazidas pela pandemia, com todos os efeitos “colaterais”que o isolamento nos trouxe, não vale a pena refletir analiticamente e se perguntar:
– Eu tenho condições de anquilar esse vírus?
– Eu tenho capacidade de encontrar a cura?
– Como está minha saúde física e mental?
– Se eu me contaminar, tenho condições de me recuperar?
Aprender a analisar e refletir sobre o que estamos sentindo
Todas essas perguntas, são hipóteses. Porém, a menos que você seja um super cientista ou um especialista em virus e vacinas, certamente sua resposta para as duas primeiras questões serão negativas.
Sendo assim, adianta se preocupar, estressar e sofrer com isso?
As duas últimas perguntas relacionam-se a aspectos que estão sob o seu controle,
Os cuidados com sua saúde física e mental são 100% sua responsabilidade.
Portanto, pense bem, como você está cuidando da sua mente, do seu corpo e do seu espírito? Que tipo de combustível tem te alimentado?
Estes questionamentos podem ser feitos para todos os âmbitos de nossa vida, não somente em relação ao Covid-19.
Dos conflitos, tristezas, dúvidas e problemas que permeiam a sua mente, quais deles a solução está sob o seu controle?
Se alguém te traiu, você tem controle sobre isso?
Se alguém te feriu, você tem controle?
Alguém não gosta de você. O que você pode fazer?
Não há como controlar os pensmentos e atitudes dos outros,
Mas você tem total e absoluto controle de como irá se sentir e como irá reagir em relação a isso.
Leia também
Planejamento estratégico nas relações
Ser produtivo está longe de ser ocupado. Ser produtivo é aproveitar seu tempo (mais uma vez: que é seu bem mais valioso pois ele é finito e inegociável) dando os seus 100% e coisas que sã importantes para você e para os seus.
Então meu querido leitor, não perca seu tempo tentando entender se o covid-19 foi um acidente,se é teoria da conspiração, não perca seu tempo tentando provar para os outros o quão legal você é e muito menos desperdice a sua vida tentando ser alguma coisa que não te faça feliz. Organize seus pensamentos, sua emoções e siga em frente.
Protagonize-se