Ano Novo chinês: Tradições, curiosidades e peculiaridades

Ano Novo chinês: Tradições, curiosidades e peculiaridades

Quase dois anos morando no Brasil, voltamos para Hong Kong exatamente no final das comemorações do Ano Novo chinês.  Na China, esta é a festividade mais relevante do ano, tem a mesma importância do natal no ocidente.

O Ano Novo Chinês, também conhecido como Ano Novo Lunar ou Festival da Primavera, é o festival mais importante da China e um grande evento em alguns outros países do Leste Asiático.

Tradicionalmente, era um momento de honrar divindades e ancestrais, e também se tornou um momento de festejar e visitar familiares.

Apesar das diferenças culturais e peculiaridades, podemos nos inspirar a adotar algumas tradições orientais para o nosso estilo de vida.

 

Quando foi o ano novo chinês em 2023?

A data muda todos os anos, uma vez que é definida de acordo com o calendário lunar, mas sempre em algum lugar no período de 21 de janeiro a 20 de fevereiro.

Em 2023 então, a celebração do Ano Novo lunar de iniciou no domingo, 22 de janeiro.

Quanto tempo dura o ano novo chinês?

Tradicionalmente, as celebrações duram 16 dias. Escolas entram recesso, empresas mudam o horário dos funcionários e o comércio adota um horário diferenciado no período ( lembra bastante a época de Copa do Mundo no Brasil )

Sobre a mitologia do festival

Lendas afirmam que as celebrações do Ano Novo chinês surgiram a partir de uma antiga batalha contra o Nian (/nyen/, que soa como ‘ano’ em chinês), uma fera aterrorizante que aparecia toda véspera de Ano Novo Lunar para comer pessoas e gado .

Para espantar o monstro, os moradores das aldeias exibiam papel vermelho, queimavam bambu, acendiam velas, tocavam tambores e usavam roupas vermelhas.

Essas tradições foram mantidas até o presente.

É muito comum, nesta época do ano, a famosa “dança do dragão”, onde há pessoas fantasiadas de dragão, muita música, instrumentos de percussão e uma profusão de cores!  

Assista aqui

 Lenda Ano Novo Chinês

Além disso, o ano novo chinês é uma celebração da chegada da primavera e aqui na Ásia em geral, as pessoas celebram e dão grande importância ás estações do ano.

Tradições do Ano Novo Chinês

Os costumes e tradições regionais variam muito, porém,  compartilham o mesmo tema: despedir-se do ano velho e dar as boas-vindas à sorte e à prosperidade de um novo ano.

Seja por superstição, seja por estratégia, os locais cumprem á risca o cronograma de ano novo.

As principais atividades do Ano Novo Chinês incluem:

Decorar e preparar os ambientes

Oferecer presentes aos antepassados

Reunião com a família na véspera de Ano Novo

Oferecer envelopes vermelhos e outros presentes

Decorar e preparar os ambientes 

Um ponto interessante é a limpeza, o destralhe e a organização dos ambientes para receber o ano novo. As pessoas fazem uma limpeza completa em suas casas antes do Festival da Primavera, que simboliza varrer a má sorte do ano anterior e preparar suas casas para receber a boa sorte.

O vermelho é a cor principal do festival, pois acredita-se que o vermelho seja uma cor auspiciosa. Ela representa prosperidade e energia vibrátil – que afastam os maus espíritos e a negatividade.

Lanternas e enfeites vermelhos pendurados nas ruas; são colocados nas portas das casas e comércios, trazendo uma atmosfera mágica e brilhante para as ruas e bairros.

Oferecer presentes aos Antepassados

Honrar os mortos é uma tradição muito forte na Ásia.  Muitos chineses visitam os túmulos dos ancestrais na véspera do Ano Novo Chinês, oferecem presentes e lembranças aos ancestrais antes do jantar. E, durante a refeição, (para mostrar que estão deixando seus ancestrais “comerem” primeiro) adicionam um lugar extra na mesa para a ceia de Ano Novo.

Leia também: 

Conheça o Double Ninth Festival

 

O Ano Novo Lunar é um momento para as famílias ficarem juntas. E a véspera do Ano Novo Chinês é o momento mais importante. Onde quer que estejam, espera-se que as pessoas estejam em casa para celebrar o festival com suas famílias.

Durante este período há uma grande movimentação de chineses pelo mundo. Eles fazem de tudo para reunir a família e estarem juntos na chegada do ano novo.

O jantar da véspera de Ano Novo Chinês é chamado de ‘jantar de reunião’. Grandes famílias de várias gerações sentam-se em torno de mesas redondas e desfrutam da comida e do tempo juntos. As tradições são tão ricas, que até os pratos servidos possuem uma simbologia ( farei uma postagem sobre isso).

Troca de envelopes vermelhos e outros presentes

O Ano Novo chinês é uma temporada de envelopes vermelhos (ou pacotes vermelhos, lìshì ou lai see em cantonês). Envelopes vermelhos contêm dinheiro  e geralmente são entregues a crianças e idosos.

O envelope vermelho  é chamado ya sui qian (压岁钱 /yaa sway chyen/), que significa ‘suprimir Sui [o demônio]’. Aqueles que recebem um envelope vermelho receberão outro ano seguro e tranquilo, inclusive do ponto de vista financeiro.

O Festival da primavera é um momento de celebração, preparação e organização para o ano novo. É uma festa linda cheia de riqueza e tradição.

A propósito, 2023 é o ano do coelho. No próximo post sobre a Ásia conto para vocês o que isso representa.

Até breve!

 

Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *