Nushu: o único idioma do mundo falado somente por mulheres

Nushu: o único idioma do mundo falado somente por mulheres

No último post eu contei para vocês sobre o livro “Flor da neve e o leque secreto”, que li no final de 2019. Hoje quero compartilhar algo incrível que o livro me apresentou: Nushu, o único idioma do mundo falado somente por mulheres.

Até ler o livro de Lisa See, eu nunca tinha ouvido falar em Nushu. Enquanto ainda lia a obra, comecei a pesquisar para saber se, de fato, esse idioma existiu ou se era parte da ficção.

Nushu: este idioma existe?

Em minhas pesquisas descobri que para escrever “Flor da neve e o leque secreto” a autora fez uma grande imersão na cultura chinesa, visitando inclusive locais remotos e de acesso restrito, alguns deles relatados na obra.
Com esta bagagem de conhecimento, a Lisa See criou uma estória com personagens fictícios, mas que retrata a realidade vivida por mulheres na época em que se passa o livro.

Para minha surpresa, Nushu de fato existiu por alguns séculos mas, infelizmente, morreu no início dos anos 2000, com o falecimento da nonagenária Yang Huanyi, última mulher que conhecia o idioma.

A palavra “Nushu” quer dizer exatamente “escrita das mulheres”. Veja como se escreve Nushu no próprio idioma.

Nushu escrito em Nushu.
Fonte: Wikipedia

Sobre o surgimento do Nushu

Acredita-se que o Nushu surgiu na Província Hunan, no sul da China, em uma sociedade extremamente machista onde as mulheres não tinham permissões para estudar.
As mulheres, então, desenvolveram um idioma próprio, derivado do já falado pelos homens, mas que não era compreendido por eles. Apesar do idioma ter raízes bastante antigas, tendo sido usado por séculos, ele foi mais amplamente divulgado apenas no início dos anos 80 (existe mais de uma versão sobre como ocorreu sua “descoberta”) e os documentos e objetos encontrados são apenas do início do século XX.

O Nushu era usado exclusivamente nas comunicações entre mulheres e elas escreviam para amigas e familiares para falarem sobre seus casamentos e, muitas vezes, sobre seus sofrimentos e dores. Elas usavam escritas em papel e também em artesanatos, como leques (exatamente como é descrito no livro “Flor da neve e o leque secreto”) e bordados em tecidos.
Geralmente, os objetos de propriedade de cada mulher eram enterrados ou queimados com ela, na ocasião do falecimento.

Estudos a respeito do Nushu

Na internet é possível encontrar vários sites, a maioria em inglês, que falam a respeito do idioma, teorias sobre o descobrimento e divulgação ao mundo, e também a respeito de pessoas que o estudaram para obter mais informações a respeito. Indico que você visite este, que achei bastante interessante: Nova Acrópole.

Nushu e o conhecimento que os livros proporcionam

Se você me acompanha no blog, já deve ter percebido o quanto tenho aprendido vivendo em Hong Kong. Eu sou uma pessoa bastante curiosa e me interesso muito por outras culturas, então, procuro realmente entrar na vida cotidiana de onde moro, pesquiso sobre coisas novas e converso com pessoas de todos os países por onde passo, buscando entender um pouco mais sobre as culturas existentes por aqui. Viver na Ásia tem me proporcionado bastante aprendizado, inclusive sobre coisas milenares que já existiam e eu sequer havia ouvido falar.

Apesar disso, conheci o Nushu através de um livro indicado por uma amiga, que recebeu a indicação de uma vendedora de uma livraria (que sequer tinha o livro pra vender, mas o indicou porque o livro marcou sua vida).
Eu poderia poderia ter lido esta obra vivendo em qualquer lugar do mundo e este é um exemplo claro de como a leitura nos enriquece e proporciona um conhecimento sem fronteiras. Não precisamos sair do lugar para poder fazer uma imersão em outros países, culturas…

Então, quero deixar para você a mensagem de que, independente de onde você mora, você pode viajar por muitos países tomando um delicioso chá e aconchegada no conforto do seu lar.

Abraços e até breve!

Gostou deste texto? Você pode gostar também destes:

Fonte imagem capa: https://ibrachina.com.br/cultura/nushu-escrita-exclusiva-para-mulheres/

Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *