Disciplina e determinação Tem pra vender?

Disciplina e determinação Tem pra vender?

 

Atualmente tem sido comum ouvir pessoas dizerem que sabem que deveriam mudar em alguns aspectos de suas vidas mas não tem ânimo ou a energia suficiente para implementar essa mudança. Parecem buscar disciplina e determinação como se fossem produtos comercializados por aí. 

Certamente você já ouviu, preciso emagrecer mas me falta ânimo, preciso dedicar mais tempo para minha família, mas não consigo me organizar no trabalho. Atividades físicas são importantíssimas mas não consigo acordar mais cedo para me exercitar. A lista dos “mas” é infinita.

Ouço com frequência reclamações da situação atual em que vivemos, as dificuldades e desafios. Algumas pessoas de fato acreditam que a vida atual é muito, muito difícil…

Mas você já olhou as coisas por um ângulo diferente? Pare e pense como sua vida é confortável. Você certamente toma um banho quente todos os dias, tem geladeira, fogão a gás, Internet banda larga e por aí vai.

 

Este conforto todo é positivo. Afinal de contas, quem não gosta de coisa boa?

Entretanto, também pode ser muito nocivo.

 

Somos uma geração fraca e frágil, que não tolera dor, não temos energia para lutar pelo que queremos, nos ofendemos se alguma coisa não é do jeito que esperamos e temos uma necessidade quase patológica de sermos estimulados pelos outros para fazermos alguma coisa por nós mesmos.

 

Dizendo bem diretamente, não queremos sair do quentinho…

 

Leia também:

Aonde mora seu maior inimigo?

 

Mas o que isso tem a ver com produtividade?

 

Reflita da seguinte forma: Se você não tem o famoso “sangue no olho”, como vai ter a força para sair da zona de conforto e quebrar círculos viciosos?

Como vai ter a firmeza para dizer não para um filho que está perdendo o limite ou até dizer não para você mesmo que está em uma reeducação alimentar e se permite uma sobremesa sempre que está cansado/frustrado/feliz/animado?

Se você não tolera um café mais amargo, um banho mais frio, sentar de forma ereta ao menos quando está fazendo suas refeições. Como é que você vai ter força para fazer mudanças mais profundas em você?

 

Leia também:

Tempo: Seu aliado ou algoz?

 

Como está sua disciplina?

Empreender movimentos de mudança dá um trabalho danado, e se não educarmos nossa vontade, se não fortalecermos o nosso “músculo da disciplina”, não vai adiantar termos um objetivo, um plano de ação e a maior força de vontade do mundo.

A verdade, por mais dura que possa parecer, é que a coisa não vai ser constante e aí você pode até começar, mas não terá a força para continuar…

 

Mas como eu vou ter mais disciplina?

A resposta é simples, mas o processo não é fácil.

Você deve buscar formas para reeducar sua mente. Dizendo a grosso modo, mostrar para o seu cérebro quem é que manda.

E a mais eficaz de todas é aprender a não fazer somente o que te dá um prazer imediato como um doce, um par de sapatos novo, uma garrafa de vinho ou simplesmente ficar na cama por mais 20 minutos porque está quentinho.

Se você começa a fazer o que é necessário para alcançar seus objetivos e percebe os resultados, o prazer começa a aparecer nas pequenas conquistas que te aproximam do seu propósito.

Quando aprendemos que a dor e o trabalho são aspectos que te fazem crescer, você começa a entender que esses incômodos não irão te matar. Pelo contrário, irão te fortalecer.

Você está disposto a sair do “quentinho” e dar o primeiro passo para uma vida de verdade?

Um beijo,

Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *