Dia dos Namorados na China: conheça as celebrações do amor
Para quem pensa que na Ásia não se comemora o amor, ou que o povo chinês não é romântico, descobri que por aqui temos nada menos que três épocas do ano em que casais apaixonados podem celebrar seu amor. Confira a seguir as celebrações do Dia dos Namorados na China.
A primeira delas, que infelizmente já passou, foi o Festival das Lanternas da primavera, que sempre ocorre do décimo quinto dia do primeiro mês lunar. Em 2023, dia 22 de janeiro.
O Festival das Lanternas é uma celebração tradicionalíssima na China, que celebra o início a primavera, o sol e o calor. É uma festa linda, cheia de cor e luzes, um respiro depois do inverno.
Por que o Festival das Lanternas funcionou como o dia dos namorados na China antiga?
Conta-se que antigamente, na China, moças (especialmente meninas solteiras de famílias tradicionais e respeitáveis) eram proibidas de sair desacompanhadas principalmente após o entardecer.
Somente durante o Festival das Lanternas elas podiam sair para apreciar as exposições coloridas das luzes e celebrar a chegada da primavera. Este momento se tornou uma ocasião mais do que esperada para encontros ou flertes.
Então, o Festival das Lanternas ficou conhecido como um dia romântico para os apaixonados ou namorados na China antiga.
Atualmente, as pessoas ainda saem para namorar na noite do Festival das Lanternas, incluindo apreciar exposições de lanternas e shows de fogos de artifício juntos e participar de outras atividades de celebração.
Leia também:
O dia de São Valentim na China
É difícil precisar o momento exato em que a comemoração do Dia dos Namorados ocidental foi introduzido na China.
No entanto, atualmente o dia de São Valentim é amplamente comemorado em áreas urbanas, onde há muitos eventos comerciais, especialmente em grandes cidades como Shangai, Beijin e aqui em Hong Kong. Já em áreas rurais, o dia 14 de fevereiro já não é tão popular.
Os chineses adotaram algumas tradições dos ocidentais na comemoração do dia dos namorados. A troca de presentes como flores, chocolates ou jóias, um jantar romântico ou assistir a um filme romântico junto com seu amor.
Nos dias que antecedem o dia dos namorados, vemos quantidades maiores de chocolate à venda nos supermercados, cinemas ficam muito movimentados (espero que esse ano as pessoas evitem o cinema por causa do Coronavírus), e o preço de flores, especialmente rosas, sofrem um pequeno reajuste.
Também não é raro vermos decorações em tons de cor de rosa, corações e cupidos em lojas de shoppings. Os restaurantes também capricham nos preparativos, existem opções para todos os bolsos.
Se você deseja uma celebração tranquila no Dia dos Namorados, lembre-se de fazer reservas com a maior antecedência possível.
Existe alguma diferença na comemoração do dia 14 de fevereiro?
O povo chinês também fez algumas mudanças na maneira ocidental de comemorar o dia dos namorados. Para alguns casais mais velhos (principalmente os casados), é costume o marido preparar um jantar rico ou comprar um vestido elegante para a esposa usar neste dia. (meninas, indiquem esse texto para os seus maridos rsrs).
De acordo com a superstição oriental existem alguns presentes que devem ser evitados nesta data. Fiquem atentos para não cometerem gafes!
- Se você escolher um buquê de rosas amarelas como presente para sua namorada, pode causar um efeito indesejado uma vez que presentear alguém que você se relaciona com rosas amarelas geralmente simboliza a declaração de separação.
- Guarda-chuva não é um presente adequado para o Dia dos Namorados. Um guarda-chuva não deve ser um presente para o seu amor. Isso ocorre porque em chinês “guarda-chuva” é 伞 (san), que soa o mesmo que 散 (‘terminando’). Então, para evitar problemas, presenteie com galochas ou capas de chuva.
Brincadeiras a parte, principalmente o jovens estão super no clima do dia dos namorados. Mas as celebrações do amor na China ainda não terminaram!
Festival das Sete Irmãs e o Dia dos Namorados chinês
Em agosto há o Festival das Sete Irmãs. Este ocorre no sétimo dia do sétimo mês lunar. Este ano será no dia 22 de agosto.
O Festival das Sete Irmãs (Aka Qixi Festival) tem suas origens nas duas estrelas Altair e Vega.
De acordo com a lenda chinesa, essas estrelas brilhantes eram, na verdade, dois amantes que foram separados na Via Láctea e passam o ano todo distantes apenas apreciando o brilho um do outro à distância.
Embora a história tenha muitas variações, dizem que nessa data todos os anos, forma-se uma ponte sideral temporária para que este e outros casais apaixonados se unam.
O festival é tradicionalmente comemorado com competições de bordado, queima de incenso e jovens fazendo oferendas aos deuses apaixonados que se transformaram em estrelas.
De todas as três datas comemorativas que citei, esta é a mais tradicional de todas. Pode ser considerado como o Dia dos Namorados Chinês.
Viver na Ásia é isso, uma profusão de histórias, lendas e costume que se entrelaçam. Como bem dizem que Hong Kong é o ponto de convergência do oriente com o ocidente, acho justíssimo comemorar as três datas!
Qual é a história do Dia dos Namorados no país de vocês?
Quer conhecer sobre mais alguns festivais da China?
Confira aqui no blog: