Aonde mora o seu maior inimigo?
É muito comum ouvirmos as mais diversas justificativas para a causa procrastinação, desorganização e sensação de fracasso. Ouso dizer que quase todas as justificativas apontam para fatores externos. A causa dos meus problemas mora em todos os lugares, menos em mim. Isso soa familiar para você?
Coisas do tipo, sempre me atraso porque o trânsito é ruim, não emagreço por causa da minha genética, meu casamento está se desgastando porque meu cônjuge não é mais aquela pessoa que conheci.
Neste artigo portanto, quero abordar um tema difícil, a autossabotagem. Este inimigo aparece quando você mesmo aborta e boicota seus planos e objetivos. Você já identificou o autoboicote em alguma ocasião?
Algumas perguntas essenciais
Quero lhe propor algumas reflexões que são imprescindíveis para qualquer processo de transformação.
São perguntas que penso serem essenciais para entendermos o que queremos e alinharmos com o que estamos fazendo diariamente.
Então pense aí:
– O que realmente te faz feliz?
– Quais obstáculos existem entre você e o seu sucesso?
– Você consegue identificar por quais mecanismos você boicota sua felicidade e sua vitória pessoal?
– Se consegue, liste-os. Se não, pense mais a respeito
– Você tem protelado alguma decisão difícil em sua vida?
Como você tem se posicionado diante dos estímulos do mundo?
Reflita bem sobre estas questões e analise como você tem se posicionado no seu mundo, no seu meio e com as pessoas que estão ao seu redor.
Você tem entregado seus 100% no que tem feito? Tem dado o seu melhor na sua relação conjugal? E com seus filhos? Pense bem, você tem olhado para si, tem dedicado tempo de qualidade para você?
Que fique muito claro, compare-se com você, não se meça com a régua de outro. Mas pense se a forma que você age hoje vai te levar ao lugar que você quer estar daqui a 10 ou 20 anos. Se continuar assim, você estar feliz quando estiver 20 anos mais velho?
Você é uma vítima das circunstâncias?
Pode parecer repetitivo, mas onde e como você vai estar no futuro, depende do que você faz agora. Não adianta esperar as condições ideais e muito menos esperar que o mundo ou as outras pessoas mudem para se adequarem melhor ao seu jeito ou as suas vontades.
Quer saber mais sobre gestão do tempo? clique aqui e adquira meu manual sobre produtividade
Leia também:
Cada vez que você deixa alguma coisa para trás e culpa o outro, você está alimentando um sabotador, a vítima. Cada vez que você não inicia um projeto por não conseguir fazê-lo perfeito, está alimentando outro sabotador, o crítico. Acredite, você tem um exercito de sabotadores que moram dentro da sua cabeça.
A sua mente pode ser o seu maior inimigo. Entretanto, pode ser o seu maior aliado também. Se você entender que pode reprogramar a forma de enxergar as coisas.
Os desafios podem ser um combustível ou um freio. Depende da forma que você os vê.
O que você escolhe?
Um beijo!