Algumas tradições do Ano Novo Chinês
Estamos no meio do feriado de ano novo chinês e para mim é impossível ver tanta coisa diferente, não me surpreender e querer compreender o sentindo de tudo. Fiz algumas pesquisas e agora vou comartilhar com vocês o que achei mais interessante.
Os asiáticos são bastante supersticiosos e levam a sério suas tradições, que se expressam em todos os detalhes.
A comida desempenha um papel importante na celebração do ano novo chinês, há uma série de pratos que são comidos para trazer boa sorte às famílias. O jantar da Véspera de ano novo é o mais importante, assim como a ceia de Natal é importante para nós ocidentais.
O ano novo é comemorado em família, um banquete preparado com diferentes pratos. Dentre eles, o peixe cozido no vapor não pode faltar. Isso porque, o som da palavra peixe se assemelha com o som da palavra lucro em chinês. Então, comer peixe nesta data garante um ano novo próspero. Dizem que este deve ser o último prato a ser comido.
Os dumplings (parecidos com pasteis fritos ou cozidos no vapor), são muito comuns na China, principalmente ao norte do país. São recheados com carne e legumes picados e envoltos numa fina camada de massa. De acordo com a tradição, quanto mais dumplings você comer, mais dinheiro terá!
Niangao é um bolo tradicional de ano novo. Feito com arroz grudento, tamaras, açúcar e pasta de lótus, simboliza fortuna aumentada durante o ano .
Também é muito comum o Tangyuan que são pequenas bolinhas adocicadas feitas com farinha de arroz que são cozidas e servidas em uma sopa. O mais interessante é o simbolismo, (o sabor não me agrada) a forma redonda desta iguaria representa a unidade e degustá-la em família significa reforçar os laços familiares.
Nesta época do ano, vemos espalhadas pequenas árvores repletas de tangeridas ou laranjas nos prédios, na rua, a venda em lojas ou nas inúmera feiras de flores que encontramos por aqui. Estas frutas possuem um significado muito especial. A primeira, representa riqueza e a segunda é um simbolo popular de boa sorte. As associações provêm de uma semelhança entre as palavras chinesas de tangerina e ouro, bem como uma semelhança entre as palavras laranja e boa sorte. A cor vibrante destas frutas também está ligada à fortuna. Usualmente estas frutas são trocadas entre amigos e conhecidos. De acordo com o costume, ao dar esses frutos como presentes, ofereça-os com as duas mãos e é de praxe que o destinatário recuse a primeira oferta, então deve se insistir no presente.
A tradição dos envelopes vermelhos também é muito forte, esta busca atrair prosperidade. São distribuídos envelopes vermelhos com dinheiro, as quantias podem ser valores simbólicos ou quantidades bem expressivas, que sempre são oferecidas do membro mais velho da família para os mais jovens. Casais também costumam presentear membros familiares solteiros com os envelopes vermelhos. Não é raro os empregadores presentearem seus funcionários desta forma.
Assim como no Brasil, os fogos de artifício estão presentes nas comemorações de ano novo. Porém, aqui eles são feitos de uma forma diferente, com cordas de papel vermelho enrolado em pólvora que, quando partidas, espalham milhares de mini pedacinhos escarlates por todos os lados! Segundo a tradição popular, o barulho dos fogos de artifício espanta os espíritos malignos!
É comum assistirmos em espaços abertos as danças do dragão e do leão. A primeira, normalmente é feita com uma trupe de dançarinos acrobáticos e a segunda, usualmente com dois dançarinos. Ambas apresentações são feitas com trajes ricamente ornamentados, cores vivas ao ritmo de tambores e percussão. É emocionante!
Este é meu segundo ano novo chinês, este ano tive a oportunidade de pesquisar mais e interagir com algumas pessoas que me contaram um pouco de suas tradições. Fico cada vez mais, admirada e maravilhada com riqueza histórica e cultural do povo asiático.
Espero que assim como eu, vocês também estejam curtindo estas histórias!