Um Pouco mais sobre o Tai Chi: Vamos praticar?

Um Pouco mais sobre o Tai Chi: Vamos praticar?

Comecei a contar na semana passada, um pouco sobre as origens e história do Tai Chi, uma prática milenar super comum aqui em Hong Kong e em toda a China. Clique aqui e confira.

Hoje vou falar sobre a filosofia por trás dos movimentos calmos e sutis que o Tai Chi propõe.

Movimento circular e em espiral

Todos os movimentos do Tai Chi são circulares e em espiral. De acordo com a filosofia do Tai Chi, a forma circular corresponde à estrutura do corpo humano e permite movimentos contínuos ininterruptos, eles trazem aquela ideia de unidade, continuidade.

É interessante observar que o formato esférico como referência a unidade e a continuidade está presente em vários aspectos da cultura oriental. Aqui no blog eu já contei sobre o formato esférico dos moon cakes, das mesas redondas usadas para as refeições em família, frutas esféricas que são sinal de boa sorte e por aí vai…

Já a espiral, traz a ideia da perfeita consonância com todos os sistemas do corpo, porque o Chi ( que é a energia vital) é espiralando ao redor do corpo.
O poder gerado flui através do corpo, fazendo com que os pulsos e as mãos movimentem para dentro (yin) e para fora (yang). Isso estimula uma enorme energia nas mãos e os dedos sentem a sensação de plenitude.

 As rotações sutis das articulações, juntamente com os movimentos espiralados e torcidos do tronco, produzem um tremendo Chi que emana do reservatório de energia e flui como um grande rio ao redor do corpo, espiralando para cima e para baixo ao redor dos braços e pernas.

De acordo com o entendimento dos praticantes do Tai Chi, quando num nível muito alto, o Chi se materializa como uma maré e vibra fortemente pelo corpo.
Isso também desbloqueia os meridianos do corpo trazendo saúde e até melhor disposição física.

Leia também:
Pés de lótus: a tradição chinesa de amarrar os pés das mulheres

Lentidão e tempo

Os movimentos lentos, contínuos, circulares, suaves e fluidos do Tai Chi são propícios para que o Chi flua de maneira curativa, equilibrando assim qualquer desequilíbrio, eliminando bloqueios e curando qualquer dano físico e mental.

Entende-se que praticando o Tai Chi lentamente, pode-se entrar em um estado meditativo e nutrir a consciência do corpo e como consequência, os movimentos se tornam mais suaves e fluidos, com maior controle e equilíbrio.

Para quem está começando a praticar o Tai Chi, pode ser difícil e até desajeitado se movimentar muito devagar. Confesso que tentei algumas vezes e me faltou coordenação motora que junto com o equilíbrio e concentração são essenciais para o êxito da atividade.

Entretanto, à medida que se avança na prática, é possível se mover devagar e com harmonia. Fico impressionada com a destreza e flexibilidade dos velhinhos que fazem o Tai Chi aqui no me bairro! Vendo tanta beleza e leveza em se movimentar sinto-se inspirada a continuar tentando rsrs

De acordo com os praticantes mais experientes, quando os movimentos fluem, o Chi flui livremente. Quando há uma conexão entre a parte inferior e a parte superior do corpo, o Chi segue por todo o corpo – acalmando, reparando e produzindo um estado de bem-estar e calma mental. Quando feito lentamente, o Chi flui em uníssono com os movimentos, energizando todo o organismo.

Sobre o tempo e as velocidades da atividade

O respeito ao tempo é crucial no Tai Chi. Cada parte do corpo deve se mover em conjunto com as outras partes do corpo, completando os movimentos com grande precisão antes de prosseguir para a próxima posição.

Essa “conexão” entre partes do corpo é necessária para harmonizar e ligar todas as partes do corpo.

Pelo que pude perceber, esta prática apesar de ter uma série de movimentos pré definidos é bastante intuitiva. Vendo o pessoal praticar percebo que além de uma atividade física é também uma prática meditativa.

Sinceramente, não acredito que o pessoal daqui reproduza posturas aprendidas em algum estúdio de Tai Chi. Penso que deva ser uma prática passada por gerações.

Para preparar esse texto fiz várias pesquisas e descobri, que existem inúmeros lugares onde se tem aulas de Tai Chi, como temos aulas de ioga, pilates entre outros.
Se você se interessou, acho que vale a pena pesquisar em sua cidade.

De qualquer forma, vou compartilhar esses canais no youtube que dão dicas bem legais para iniciantes.

Me contem se gostaram do Tai Chi!

Um beijo e até próxima!

Gostou deste texto? Você também poderá gostar destes:

Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *