Templo de Uluwatu: o templo divino

Templo de Uluwatu: o templo divino

Quando decidimos que iríamos a Bali resolvemos fazer uma busca sobre os principais pontos turísticos.
Grande parte das indicações foram para templos e outros lugares sagrados. Como o visual é maravilhoso e estávamos na primavera, ou seja, clima mais ameno, priorizamos programas ao ar livre.
Em nosso segundo dia em Bali, fomos conhecer o “Templo de Uluwatu” ou “Pura Luhur Uluwatu”, este é um dos seis principais templos que se acredita serem os pilares espirituais de Bali.

Fomos até o local com a moto que alugamos e pagamos o equivalente a $10,00 USD para entrada e estacionamento.

Leia sobre aluguel de moto em Bali

Uluwatu é famoso por sua localização magnífica, no alto de um penhasco íngreme a cerca de 70 metros acima do nível do mar. O seu nome significa algo semelhante a “origem divina”. E estando lá dá pra entender o por quê. De acordo com a história, este templo foi expandido no século XI. A sua construção inicial remonta a um período muito mais antigo.

A lenda hindu sobre o templo

Conta- se que um sacerdote sagrado do leste de Java, Dhang Hyang Dwijendra, escolheu o templo de Uluwatu para ser o local de adoração final de sua jornada espiritual. Os devotos hindus balineses acreditam que ele alcançou o mais elevado ponto espiritual de unidade com as divindades por meio de um relâmpago e desapareceu completamente.

Sobre o visual

Este templo também é cenário para esplêndidos pôr-do-sol como o do Templo Tanah Lot.

Leia também: Templo Tanah Lot, o templo da terra no mar

Uluwatu possui uma vista incrível do Oceano Índico, dá vontade de ficar sentado por horas só observando as ondas e os movimentos das nuvens.
Há também apresentações diárias de dança Kecak, que pode ser traduzido como dança do canto dos macacos, ou dança do fogo. Esta é uma performance artística que faz parte do folclore balinês. O que diferencia esta das outras performances é que não há nenhum fundo musical além do canto dos dançarinos, todos no sexo masculino.

Vista do templo Uluwatu

Os moradores do santuário

Os macacos espalhados por todo o trajeto até o templo são uma atração a parte. Eles são considerados sagrados para o povo balinês. Então vivem livremente nas muitas árvores que existem em torno dos templos.
Quando cheguei ao templo, li e ouvi muitos alertas em relação a estes macacos. Elem adoram coisas brilhantes e coloridas. Então, não é raro eles roubarem óculos, jóias e até carteiras. Quem for a estes lugares fique atento para evitar surpresas!

Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *