Resenha literária – A pérola que rompeu a concha

Resenha literária – A pérola que rompeu a concha

 

Sou daquelas que guarda livros para ler nas viagens. Acho que com mais tempo livre, a leitura flui melhor.

Inclusive, nas férias, dou preferência ao livro de papel ao invés dos ebooks. Para mim deixa o prazer da literário mais tangível.

Minha última escolha foi muito especial. Foi um livro que minha mãe me enviou do Brasil como presente de aniversário. O título em português é “A pérola que rompeu a concha”. Este foi primeiro livro de Nádia Hashimi, uma médica norte americana filha de afegãos.

O romance conta a história de duas meninas da mesma família, que em períodos históricos diferentes adotam um costume muito comum no oriente médio, o bacha posh. Esta expressão é a tradução literal de  travestido de menino.

No Afeganistão e no  Paquistão é muito comum que famílias que não possuem meninos façam que as meninas “se transformem” em meninos assumindo suas responsabilidades e podendo inclusive frequentar a escola.

A história é fictícia mas conta sobre este e outros costumes.  Mostra como é diferente a realidade e as expectativas de ambos os gêneros desde a infância.  O que mais me chamou a atenção foi a forma em que a autora aborda a importância da educação em qualquer época, contexto e situação. Além disso,  absoluta desvantagem da mulher em relação ao homem, como nos tempos atuais ainda existem os tipos de abusos apontados no livro.

Se você busca além de entretenimento, um livro emocionante, rico e que lhe cause um turbilhão de sentimentos, certamente “A pérola que rompeu a concha ” é uma excelente opção.

Gostei tanto da história que já pesquisei na internet e descobri que está autora possui outras publicações. Assim que eu tiver acesso, compartilho com vocês minhas impressões!

 

Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *