Desbravando Lantau: o charme de Mui Wo

Desbravando Lantau: o charme de Mui Wo

Tung Chung, o bairro em que moro, está localizado na ilha de Lantau, que é relativamente distante da ilha de Hong Kong (que é a região mais movimentada).

Há alguns anos, Lantau ainda era considerada uma região rural. Desde a construção do aeroporto, esta área se desenvolveu muito, mas ainda conserva o charme e tranquilidade de um bairro residencial.
Algumas regiões são ainda mais isoladas e tranquilas que Tung Chung. Uma delas, é Mui Wo. Um bairro beira mar cheio de bossa que tenho o prazer de ser vizinha.
Mui Wo está localizado na Baía de Silvermine, assim chamada pelas minas de prata que já foram trabalhadas ao longo do rio silver que flui pela vila. A principal praia de Mui Wo é conhecida como Silver Mine Bay Beach (銀鑛 灣 泳 灘). A área é conhecida pelos búfalos e vacas selvagens que vagam pela área.

Um pouco da história de Mui Wo

 O vale de Mui Wo foi estabelecido por agricultores em meados da dinastia Ming (século XVI).
No século XIX, havia seis aldeias no vale, muitas das quais habitantes trabalhavam em uma mina de prata que funcionou por várias décadas. Os restos da mina ainda podem ser vistos, bem como várias torres de vigia construídas pelos moradores para se protegerem de ataques de piratas.

Na década de 1930, os piratas se foram e a praia se tornou popular entre os nadadores e visitantes do fim de semana no hotel nas proximidades. Mais recentemente, as aldeias nesta área atraíram urbanos (inclusive vários estrangeiros) que procuram uma vida mais tranquila.

Uma mina de prata e chumbo, perto do assentamento de Pak Ngan Heung e Sivermine Waterfall (cachoeira da mina de prata) abriu formalmente em março de 1886.
A entrada principal é agora chamada Silvermine Cave. Somente os primeiros dez metros são acessíveis, o restante dos túneis e acessos foi bloqueado por razões de segurança e para evitar perturbações nas raras espécies de morcegos que moram lá.

O que você encontra em Mui Wo

Na minha opinião, um dos maiores charmes de Mui wo é a praia que é praticamente exclusiva. Esta, também é conhecida como “A praia de Silver Mine Bay “(prais da baía da mina de prata).

Além da praia, incluem-se como atrações, a Cachoeira da Mina da Prata e um templo dedicado a Man Mo, originalmente construído durante o reinado de Wanli, imperador da dinastia Ming (1573-1620). Há um pequeno museu local com fotos antigas de Mui Wo e artefatos rurais localizados atrás do Silvermine Bay Resort Hotel, aberto apenas nas tardes de quarta, sábado e domingo.

Perto do terminal de píer e ônibus, você pode visitar o mercado e encontrar uma boa seleção de restaurantes chineses e internacionais. Eu já fui em alguns e posso dizer que são muito bons, principalmente o Bahce, um restaurante turco que fica pertinho do ponto final dos ônibus e o Ke Ho, que é um restaurante que oferece uma comida local maravilhosa com uma vista linda!

A partir de Mui Wo é possível explorar outras partes da Ilha Lantau, incluindo o famoso Big Buddha e o Mosteiro Po Lin (veja aqui no blog).

Como chegar em Mui Wo

Mar

Mui Wo está conectado por balsa à Central (cais central da balsa número 6). Também da para pegar outros ferrys até lá como  Discovery Bay, Peng Chau, Chi Ma Wan e Cheung Chau.

Terra

Os ônibus operam de Mui Wo para outros lugares em Lantau, incluindo Tung Chung (3M) e, portanto, o Aeroporto de Hong Kong (A35) e a rede ferroviária. A estrada principal South Lantau Road começa com Mui Wo e termina em Tai O, com a Tung Chung Road saindo de Cheung Sha e Tung Chung.

As estradas South Lantau e Tung Chung conectam Mui Wo ao restante da rede rodoviária de Hong Kong. Eles estão fechados para veículos particulares, mas moradores e empresas locais podem solicitar licenças para usá-los.

E por último, também dar para ir caminhando pelas trilhas. Eu já fiz o percurso algumas vezes saindo de Tung Chung e é maravilhoso! Costumo dizer é nada melhor que depois de duas horas de caminhada sentar a beira da praia de mui wo e se refrescar com uma cerveja geladinha! Deu vontade de conhecer?

Leia também:

QUAIS SÃO AS RELIGIÕES EXISTENTES NA CHINA?
ROTEIRO EM SÃO FRANCISCO: CONHEÇA A LOMBARD STREET
O PO LIN BUDHA
8 DICAS DE ETIQUETA E VESTIMENTA PARA CONHECER OS TEMPLOS DE BALI

Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *