Cebu, Mactan

Quero compartilhar a experiência que tive nas Filipinas. Cinco dias foram suficientes para conhecer um pouquinho do lugar.
Confesso que quando cheguei fiquei decepcionada com a cidade. A região em que nosso hotel fica é extremamente pobre e não possui qualquer estrutura para turistas.
Sempre gostamos de explorar o lugar para onde viajamos, experimentar a comida local e sair um pouco do circuito turístico. Infelizmente, desta vez não rolou.
Daí resolvemos aproveitar o que o hotel tinha a nos oferecer.
Fomos a um santuário dos peixes em Olango Island Wildlife Sanctuary. Só o passeio de barco já vale, acho que nunca vi água mais azul e cristalina. O clima estava perfeito. Neste passeio tivemos a oportunidade de mergulhar com snorkel. Como eu disse, como as águas são muito calmas e claras pudemos ver muitos peixes. O visual é incrível!

Outra opção de lazer oferecida pelo hotel são os voos de parasailing. Propusemos para as crianças experimentarem, no início, eles ficaram receosos mas depois não queriam mais descer! Com as belezas naturais e a sensação de liberdade que esta atividade proporciona não dá para não gostar.

Fechamos nosso roteiro de passeios com o nado com os tubarões baleia. Este foi bastante cansativo pois fizemos uma pequena viagem de 3 horas de carro para chegarmos em Oslob, que é o lugar onde podemos desfrutar desta atividade.

Mais uma vez quero comentar sobre a falta de estrutura para os turistas. Chegamos as 07:00 da manhã para comprar nossos ingressos e só conseguimos pegar o barco para ver as baleias as 11:30. Uma fila gigantesca e um lugar sem qualquer estrutura de banheiros, restaurantes e até acomodações para sentar. A nossa sorte que nosso guia sugeriu que neste período de espera fôssemos conhecer outra atração,  a Tumalong waterfalls. Daí aproveitamos esse tempo que seria perdido e fomos conferir mais esta maravilha da natureza.

O tempo que temos com os tubarões baleia é mínimo, somente 30 minutos. Mas a experiência é inigualável! A emoção de se  ter um animal deste tamanho tão próximo é incrível! Apesar de todas as falhas e dificuldades, na minha opinião o passeio valeu! A tranquilidade  e as energias positivas destes poucos momentos tornaram a experiência mágica para nós!

Resumindo, gostei da viagem pelos passeios que fizemos e pela infinita beleza natural deste lugar. Se voltarei as Filipinas? Com certeza! A Mactan, provavelmente não.