Alta performance é coisa de atleta?

Alta performance é coisa de atleta?

Muito tem se falado ultimamente sobre produtividade e alta performance. Inclusive, infelizmente, não raro tem sido comum a confusão entre os termos. Na verdade, um tem direta ligação com o outro.

 

Também é comum a associação da alta performance com com atletas de elite. Claro que estes são ótimos exemplos para nos inspirarmos. Porém, se você achar que só viverá em alta performance se bater recordes mundiais, viverá frustrado.

 

Na esfera do desenvolvimento pessoal, a alta performance relaciona-se diretamente com o desempenho individual da pessoa.

Não há comparação com o desempenho de outros, deve a ver no entanto, uma inspiração no comportamento de pessoas que tem os resultados que você deseja ter.

 

Para nós, meros mortais, o objetivo é a autossuperação e não querer superar os outros.

Falando em bom português, é você ter um desempenho acima da média ( da sua média) em várias ( ou na maior quantidade de áreas da vida possíveis) de forma consistente e duradoura.

 

Por exemplo, a pessoa está insatisfeita porque está acima do peso. Daí ela tem um objetivo que é emagrecer, cria metas, prazos, um plano de ação com rotinas que se tornarão hábitos de excelência e “de repente”, no meio do processo ela já emagreceu o que queria, sente-se forte, vigorosa e saudável e decide manter esses hábitos como um estilo de vida. Isso é alta performance.

 

Ou então, alguém percebe que seu casamento está por um fio e decide que quer tentar ajustar as coisas.

 Inicia um planejamento estratégico com a observação de como o parceiro funciona, análise das necessidades individuais, alinhamento das necessidades em comum, plano tático para as mudanças de comportamento, criação de rotinas e hábitos de excelência  e “milagrosamente” percebe-se  que o parceiro também começa a mudar.

Daí, quase “por um passe de mágica”, a admiração volta, o tesão reaparece e o casal vive em lua de mel. Isso também é alta performance.

Entenda de uma vez por todas, para melhorar qualquer relacionamento, comece a mudança por você. Se quiser mudar o outro, não vai funcionar.

 

Leia mais

Planejamento estratégico nos relacionamentos

 

Os exemplos são inúmeros, infinitos. Porque em todas as áreas da sua vida, é possível ter um desempenho além do satisfatório. E esse desempenho se for consistente e duradouro é a tão falada alta performance.

Em algum momento de nossas vidas alguém nos disse que vida de adulto é ruim, morna, sofrida e sem prazer.

Me recuso a viver dessa maneira e me dedico diariamente a mostrar as pessoas que independente de onde elas vivem, seu contexto social, gênero, religião ou qualquer outra variável é possível ter uma vida prazerosa e feliz.

Veja também:

COMO TER ALTA PERFORMANCE NA PRÁTICA

Porém, não pense que esta construção seja fácil ou intuitiva. É necessário autoconhecimento, inteligência emocional e uma dose extra de disciplina e resiliência.

 

Mas vou lhe dizer, vale a pena todo o esforço e investimento.

 

 Só se vive uma vez, então que seja uma vida extraordinária.

Um beijo e até a próxima!

Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *