Planejamento e cardápio de Páscoa
A Páscoa é uma data que eu sempre adorei celebrar com a família. Quando nos mudamos para Hong Kong, a celebração mudou completamente, pois lá a comemoração não é tão relevante como no Brasil.
Páscoa é uma festa cristã e, por isso, é tão pouco celebrada por lá. Aqui no blog tem uma série de posts onde eu conto sobre religiões existentes na ásia. Vale a pena você dar uma olhada para entender o motivo de essa e outras datas comemorativas que celebramos no Brasil não serem tão relevantes em Hong Kong.
Este ano temos o privilégio de poder celebrar a Páscoa no Brasil e neste post vou contar para você um pouco sobre o planejamento e cardápio de Páscoa que escolhemos.
Leia também:
Série religiões na China: budismo
Planejamento
Existem duas coisas que fazem parte do meu cotidiano e das quais não me separo: planner e lista de tarefas. Por isso, a primeira coisa que pensei foi em organizar a estrutura da nossa pequena festa. Um dos primeiros itens que elaborei foi o cardápio, afinal, não dá pra faltar comida e nem desperdiçar.
Nossa festa de Páscoa terá um número reduzido de pessoas, por conta do isolamento social decorrente do Covid-19, mesmo assim acertamos de cada um levar um prato, para não pesar pra ninguém.
Elaborei o cardápio com as seguintes refeições: entrada, prato principal, sobremesa, bebidas e o café da Páscoa que será no final da tarde.
Com este primeiro item decidido, foi hora de escolher o que será servido em cada momento.
Escolhi um cardápio fácil, democrático e levando em considerações gostos e alergias das pessoas envolvidas. Como comida mineira atende a todos os gostos, essa foi a base para minhas escolhas.
Cardápio de Páscoa
Entrada: comida de boteco (costelinha, mandioca, linguiça, bolinho de mandioca recheado e pastel).
Prato principal: arroz, feijão tropeiro e torresmo. Uma salada pra companhar. Quem quiser algo diferente, poderá levar o seu.
Sobremesa: surpresa que está sendo preparada pela minha cunhada.
Café da tarde: tudo do café da tarde está sendo feito em casa e com o envolvimento das crianças. Preparamos biscoitos, cupcakes, pão de mel, bolos, ovinhos e coelhinhos de chocolate e outras guloseimas que crianças adoram.
Atividades de Páscoa para as crianças
Desejo que as crianças possam curtir este momento o máximo possível com a família, pois não sabemos quando teremos outra oportunidade de celebrar com os familiares. Foram 4 anos sem essa oportunidade, desde que nos mudamos para Hong Kong.
Dessa forma, minha sogra e sobrinha ficaram encarregados de providenciar as atividades infantis e está tudo incrível! Faremos uma caça aos ovos, um momento para as crianças colorirem e também um momento em que serão mini chefes e irão enfeitar biscoitos caseiros feitos especialmente para a Páscoa, em formato de coelhinhos.
Tem um blog onde me inspiro bastante para atividades com as crianças, vale a pena vocês conferirem: Casa com amor
Decoração de Páscoa
Decoração é uma coisa que não pode faltar no meu planejamento.
Minha sogra ficou encarregada de fazer a decoração da festividade. Ela é muito boa e minuciosa com trabalhos manuais e tenho certeza de que vai ficar tudo lindo. Teremos cenourinhas, caixinhas enfeitadas, coelhinhos e cartazes temáticos.
Chegaremos mais cedo para colocar tudo em ordem e deixar o ambiente especial para a celebração. Logo mostrarei fotos para vocês em outro post, mas adianto que teremos coisas lindas!
Dicas para o planejamento e cardápio de Páscoa
Algumas dicas importantes para o sucesso do seu planejamento:
1) Quando há outras pessoas envolvidas e que irão levar comidas para contribuir, eu gosto de já estabelecer um cardápio para facilitar e termos todas as necessidades atendidas. Se deixamos para cada um escolher o que quer levar, é problema na certa.
2) Descentralize e divida tarefas. Conte com as pessoas de boa vontade para te ajudar e assim ninguém fica sobrecarregado. No meu caso, estou contando bastante com a minha família, pois todos se envolveram muito.
4) Uma vez que as tarefas foram divididas, faça o acompanhamento para garantir que vai dar tudo certo. Nesse momento é importante compreender que cada um tem uma maneira de fazer as coisas e, contando que cumpram com o que se comprometeram, tente não ser controladora e querer “mandar” para fazerem do seu jeito.
5) Envolva as pessoas na preparação. O clima da festividade é construído gradativamente nos dias que antecedem a data da festa. Eu criei um grupo temporário no Whatsapp onde vamos compartilhando tudo que está sendo feito e todo mundo vai se envolvendo cotidianamente.
4) Organize-se para fazer as coisas com antecedência e não deixe para a última hora. É importante que você esteja bem, animado e descansada para curtir o momento tão planejado.
Depois de tudo pronto, é hora de curtir, celebrar e fortalecer o verdadeiro sentido da Páscoa. Espero que gostem das dicas e elas te ajudem a preparar este momento tão especial com sua família.
Feliz Páscoa!
Leia também: