Custo de vida em Hong Kong
Algumas pessoas me perguntam como é o custo de vida em Hong Kong e pedem comparação em relação ao Brasil e outros lugares do mundo. Por isso decidi contar para vocês pelo menos um pouquinho da minha experiência com o custo de vida por aqui.
Hong Kong tem a fama de ser um dos lugares mais caros do mundo para se viver. E essa fama faz sentido, como vocês vão perceber a seguir.
Custos com moradia em Hong Kong
Hong Kong tem um dos metros quadrados mais caros do mundo e os apartamentos são todos muito pequenos e apertados. Morar no centro, que é uma região considerada nobre, é ainda mais caro do que morar em locais mais afastados. Optamos por morar em Tung Chung porque foi possível alugar um apartamento um pouco maior (entenda-se 90m²), por um preço melhor.
Aqui em Hong Kong é praticamente impossível encontrar um apartamento de 3 quartos por menos de 2 mil dólares americanos.
Supermercado em Hong Kong
A maior parte dos itens são trazidos de fora de Hong Kong e os preços são altos, principalmente o preço do leite, carne bovina, queijo e outros perecíveis. As frutas mais baratas são as que vêm das Filipinas e, ainda assim, pagamos por uma unidade de manga o cerca de HKD 20,00 (atualmente em torno de R$ 10,00).
Uma das maneiras de economizar é ser bem rigoroso na compra de frutas e legumes da estação e optar por comer mais frango do que carne bovina.
Transporte público
Pagamos em torno de HKD 20,00 na passagem de ônibus no trajeto da nossa residência, em Tung Chung, para o centro de Hong Kong. O que, para os padrões de Hong Kong, é barato. Os ônibus possuem uma ótima estrutura e os metrôs são ainda melhores e custam pouca coisa mais caro.
Tem um post no blog contando sobre a estrutura de transporte em Hong Kong, vale a pena você conferir para descobrir quais são as opções disponíveis.
Saiba mais:
Sistema de transporte em Hong Kong: saiba como se locomover por aqui
Escola particular internacional
Se você tem filhos, um item muito importante no levantamento do custo de vida em Hong Kong é a educação. Pelo que pude observar, as escolas particulares internacionais possuem preços bem altos, em torno de HKD 8.000,00/ 10.000,00 por mês em uma escola primária. Por um tempo optamos por matricular nossos filhos em uma dessas escolas mas, por diversos motivos, decidimos por transferi-los para uma escola pública. Quer saber um pouco mais sobre esta transição? Escrevi a respeito neste post: Desafio de mãe expatriada: escola em Hong Kong/
Sistema de saúde em Hong Kong
Contei um pouco da minha experiência com o sistema de saúde em Hong Kong e os preços que pagamos nas ocasiões em que precisamos do serviço. Dê uma olhada aqui neste post: Morando na ásia: minha experiência com o sistema de saúde em Hong Kong
Restaurantes
Se você curte comer fora, seja no almoço ou naquele jantarzinho especial, já comece a adicionar os restaurantes na sua conta do custo de vida em Hong Kong. Isso porque os preços em restaurantes em geral são altos. Os restaurantes locais e com comidas típicas daqui possuem, em minha opinião, um ótimo custo x benefício. Nós gostamos bastante das comidas típicas, mas se você não é fã, prepare seu bolso. Uma dica para economizar é cozinhar mais em casa, que é o que nós fazemos na maior parte do tempo. Além de termos uma certa economia (mesmo com os preços altos de itens de supermercado), conseguimos optar por um menu mais saudável.
Roupas e eletrônicos
Em geral, comprar roupas e eletrônicos aqui em Hong Kong vale muito a pena. Você vai encontrar grandes marcas e lojas internacionais com preços variados e com produtos de qualidade. Para fazer bons negócios é preciso saber onde ir e, de preferência, obter indicações de quem conhece os locais. Algumas dicas importantes: fique atento e compre apenas em lojas confiáveis. Busque antecipadamente referência dos locais onde deseja comprar. Não pague antes de ver o produto. Sempre negocie o preço; não tenha receio de pedir desconto, a depender do local, sempre traz resultados.
Dica extra: pesquisas sobre custo de vida em Hong Kong
Existem vários sites na internet que fazem comparações de custos de vida em Hong Kong e em diversos locais do mundo. Vale a pena você checar alguns, mas sempre leve em conta que os sites, blogs, e outras fontes relatam valores médios, muitas vezes uma experiência individual ou de um grupo de indivíduos. Essas informações ajudam para você ter uma noção, mas os preços podem sofrer variações a depender da época e do seu estilo de viagem/vida.
Este aqui é um dos sites que uso quando vou fazer uma viagem: Numbeo
Espero que estas dicas ajudem você a compreender um pouco do custo de vida em Hong Kong e se preparar para uma moradia ou viagem pra essa terra que adoro!