O que fazer em Ho Chi Minh, Vietnã

O que fazer em Ho Chi Minh, Vietnã

É raríssimo conseguirmos conciliar a agenda de feriados escolares das crianças à escala de trabalho do Daniel, meu marido. Porém, recentemente, conseguimos ajustar uma pequena viagem para Ho Chi Minh, Vietnã, num desses finais de semana prolongados.

Eu já tinha visitado Ho Chi Minh, mas foi a primeira vez das crianças. A cada visita a cidade me encanta mais pelo clima, comida e receptividade.
Vou compartilhar neste texto o nosso roteiro desta viagem e da primeira vez que fomos. Tenho certeza de depois de ler você vai ter vontade de conhecer!

Chegando em Ho Chi Minh, Vietnã

De Hong Kong para Ho Chi Minh são apenas 2 horas de voo; muito tranquilo. É importante lembrar que brasileiros precisam de visto. Você deve fazer a inscrição online e, quando chegar no aeroporto (antes da imigração), deve pagar (em dinheiro) e adquirir seu visto que pode ser de entrada única ou múltiplas entradas (com validade de três meses). Vou dar uma dica que parece bobagem, mas não é! Leve sua própria caneta, pois perdemos o maior tempo porque não levamos e tinha fila para usar as poucas canetas oferecidas. Não achei os agentes da imigração acessíveis tampouco amigáveis. E inglês não é um idioma que eles dominam. Então tenha isso em mente para não ficar impaciente.

Este é o link para preencher o formulário do visto:
https://vietnamvisa.govt.vn/vietnam-visa/how-to-apply

No Vietnã não há Uber, e eu não aconselho o uso de táxi; eles costumam extorquir os turistas. O que usamos e sugiro que você utilize é o aplicativo Grab (tente baixar o app antes de chegar lá). Você se lembra do que eu disse sobre o inglês? Pois é, nem tente conversar com o motorista porque ele provavelmente não vei te entender. Entretanto, estes, apesar de não conseguirem se comunicar, mostram-se extremamente prestativos e amigáveis.
Ficamos hospedados em um apartamento do Airbnb no bairro Central Park. Achei a localização excelente e muito boa para crianças.

O que fizemos por lá

No primeiro dia fomos a um parque exatamente em frente ao condomínio em que nos hospedamos. Fiquei maravilhada com a beleza e estrutura. Nem em Hong Kong eu vi parque assim. Muitas crianças brincando, muito verde. Um lugar excelente para passar o dia.

Pontos turísticos em Ho Chi Minh, Vietnã

Em nossas viagens, gostamos de proporcionar às crianças além de lazer, experiências culturais. O Vietnã possui uma história e herança cultural riquíssima. Então, opções não faltaram.
Desta vez optamos por levá-los no Palácio da Reunificação e no Museu dos Vestígios da Guerra do Vietnã.
Em um primeiro momento tínhamos cogitado fazer as duas visitas no mesmo dia, mas reconsideramos e foi bem mais agradável fazer uma em cada dia.

Palácio da Reunificação

É verdadeiramente um palácio opulento que foi construído para servir de morada ao então presidente de Saigon.
Desta vez contratamos uma guia, o que foi bem interessante, pois foi possível entendermos um pouco da história deste lugar que foi palco de conspirações e até bombardeios.
Comparando-se a Hong Kong, o Vietnã é extremamente barato. Pagamos o equivalente R$ 40,00 de entrada para cada pessoa.

Em meu Instagram, no destaque intitulado Saigon, eu mostro os detalhes da visita: www.instagram.com/_karla_pinheiro

A guia nos explicou os detalhes e mensagens escondidas nas mobílias das salas de convenções; grande parte dos adornos vieram da França e Alemanha, já os vidros e estruturas, em sua maioria, vieram do Japão. Os elevadores são os originais da construção e o design e estrutura são de deixar qualquer arquiteto boquiaberto.

Museu da Reunificação:
nós quatro em frente a um tapete que foi presente do governo de Hong Kon

Como as crianças se comportaram

Posso dizer que eles aproveitaram muito. Principalmente o Arthur, por ser mais velho, conseguiu entender e formular perguntas bem interessantes para a guia. Nosso passeio durou por mais de uma hora e eles acompanharam tudo numa boa.
No palácio há estrutura de banheiros e uma cafeteria que vende lanches do lado de fora, então dá para passar o dia sem problemas.

Se você quiser obter mais informações acesse o link do palácio:https://www.dinhdoclap.gov.vn/en/

Museu dos vestígios da guerra em Ho Chi Minh, Vietnã

Diferente do palácio da reunificação, o Museu da Guerra tem um clima mais pesado. Foi legal ter levado as crianças mas, como isso é muito pessoal, sugiro que você conheça ou ao menos faça uma pesquisa mais detalhada antes de levar seus pequenos.
O pátio de entrada do museu chama a atenção pelos aviões, armas, helicóptero e até tanques que restaram do período de guerra.

Leia também:
Vida de mãe expatriada: atravessando o mundo com os filhos

A parte de dentro é mais simples. Um prédio de três andarem divididos em salas com inúmeras fotografias que contam a história do Vietnã durante e depois da guerra. Deve-se começar de cima para baixo para acompanhar a cronologia na ordem correta. As  salas são numeradas, então é bem fácil de se localizar.

As fotos foram trabalho de inúmeros fotógrafos e jornalistas que estavam no Vietnã no período da guerra. O interessante é que, além deles retratarem a guerra propriamente dita, também pode-se conhecer a história destas pessoas. Muitos deles desapareceram ou morreram no período e deixaram como última memória as fotos tiradas.

Museu da Guerra, em Ho Chi Minh, Vietnã
Arthur no Museu da Guerra

Explicamos para as crianças um pouco da história do Vietnã do Norte, do Vietnã do Sul, e do papel dos Estados Unidos na guerra. Eles se mostraram muito interessados em entender o que, para mim e para Daniel, foi muito estimulante. Claro que algumas fotos são mais fortes, mas explicamos tudo com muita calma e eles compreenderam.
Há uma sala que mostra os efeitos do Agente Laranja nas pessoas que foram contaminadas. Foi a única sala que não os levamos por achar que seria uma exposição desnecessária.

Este é o link do museu, vale a pena a visita: http://www.baotangchungtichchientranh.vn/Main.aspx?L=EN

Củ Chi Tunnels

Não levamos as crianças apenas por não haver tempo, mas em nossa próxima visita vamos nos organizar para podermos levá-las.
O Củ Chi Tunnels é uma rede imensa de túneis que foi usado de esconderijo e até abrigo para os vietcongues durante a guerra. A estrutura subterrânea é impressionante e, em alguns lugares, é até possível entrar nos túneis.

O complexo de 121 quilômetros de comprimento de túneis em Củ Chi foi preservado pelo governo do Vietnã e transformado em um parque memorial de guerra. Além do passeio guiado, há um campo de tiro onde os visitantes podem disparar vários rifles de assalto, como o rifle M16 ou AK-47, além de uma metralhadora leve como a M60.

Minha impressão sobre Ho Chi Minh, Vietnã

O pouco que conheço desta cidade me faz querer voltar mais e mais vezes. O clima é tropical, mas agradável, o povo apesar de não falar inglês é extremamente amigável. A herança da colonização francesa é bem marcante na arquitetura e culinária. Porém, esta parte merece um post exclusivo!

Fique ligado para acompanhar as postagens!

Leia também:
Viagem em família: nossa primeira vez na Irlanda


Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *