Sopa creme de couve flor: Uma receita coringa para aquecer seu inverno
No meu post anterior dei algumas dicas do que comer seguindo os preceitos da Medicina Chinesa. Se você ainda não conferiu, clique aqui.
Sem dúvidas o carro chefe da alimentação de inverno são as sopas e caldos. Isso não quer dizer que essas refeições tenham de ser pesadas e indigestas.
Já tem algum tempo que inseri a couve flor na nossa rotina alimentar aqui em casa. Além de ser um vegetal extremamente nutritivo é muito maleável em seu preparo.
Dá para fazer desde “arroz” até purê, massa de pizza e base para sopas. Gosto de dizer que o segredo do sucesso da couve flor está no tempero e nos acompanhamentos.
A receita que eu vou passar hoje foi feita “no olho” mas é facílima e dá para usar o que tem na sua geladeira.
Inclusive, uma dica é preparar uma quantidade maior e congelas porções individuais, assim você sempre terá uma opção quentinha e saudável para aquecer suas noites de inverno.
Ingredientes
1 couve flor inteira (sem as folhas)
1/2 cebola picada
1 dente de alho amassado
1 colher de sopa de manteiga (ou banha de porco, ou azeite)
100 grs de bacon (ou linguiça calabresa, ou peito de frango, carne moída, proteína texturizada de soja, o que você tiver na sua geladeira)
Sal e temperinhos a gosto
Preparo
Coloque e uma panela água o suficiente para cobrir a couve flor. Espere a água ferver e acrescente a couve flor. Deixe cozinhar bem, até que ela fique bem macia. Reserve um pouco da água do cozimento da couve flor.
Em um processador ou liquidificador bata a couve flor até ficar em consistência de creme. Reserve
Numa panela, coloque a manteiga e frite a cebola, o alho e refogue sua proteína.
Acerte o sal e acrescente o creme de couve flor. Use a água do cozimento para dar o ponto mais adequado ao seu creme. Dependendo da consistência do creme essa água nem é necessária.
Espere abrir fervura e aproveite!
Se tiver um queijo ralado, acrescente na hora de servir. Fica uma delícia!
Um beijo e até a próxima!